O Sindicato dos Jornalsitas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) lamenta informar o falecimento de Mylton Severiano da Silva, o Myltainho, ocorrido na tarde desta sexta-feira (8), em Florianópolis, Santa Catarina, vitimado por um infarto . Tinha 73 anos.
Myltainho trabalhou em publicações como O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Quatro Rodas, Realidade, TV Globo, TV Cultura, TV Tupi, TV Abril, A Nação, O Jornal, Panorama (Londrina/PR), Brasil Extra, Extra-Realidade Brasileira e Caros Amigos, onde foi colunista e editor-executivo até 2009.
Participou da fundação de publicações como Extra Realidade, Brasil-Extra, A Nação, semanário fundado por Tarso de Castro no Rio de Janeiro/RJ; dentre outras.
Era editor de texto do Almanaque Brasil de Cultura Popular (revista de bordo da TAM).
Possui uma indicação para o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria reportagem pelo livro Se liga – o livro das drogas (Record, 1997).
Também lançou outros livros, como a biografia de João XXIII: Um Século de Boa Vida, em parceria com Jorginho Guinle; Paixão de João Antônio (Ed. Casa Amarela) e Nascidos para perder – História do jornal da família que tentou tomar o poder pelo poder das palavras e Realidade – História da Revista que Virou Lenda (Editora Insular).