Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalismo e liberdade: 190 anos de Luiz Gama

Jornalismo e liberdade: 190 anos de Luiz Gama

Em uma série de quatro lives durante o mês de junho, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira-SP, órgão vinculado ao Sindicato dos Jornalistas) vai abordar diversos aspectos relacionados à atividade de Luiz Gama na imprensa do século XIX, para celebrar os 190 anos de seu nascimento.

Luiz Gonzaga Pinto da Gama (Salvador, 21 de junho de 1830 – São Paulo, 24 de agosto de 1882) foi advogado, jornalista, fundador do Partido Republicano Paulista e o principal líder abolicionista negro. Inscreveu seu nome da História da Comunicação ao fundar o primeiro jornal ilustrado de São Paulo, o Diabo Coxo, em 1864, ao lado do caricaturista italiano Ângelo Agostini, e teve uma longa trajetória em outros veículos da época. Como articulista, Gama contribuiu em questões fundamentais, como a representação da população negra na mídia e a defesa de princípios como a liberdade de imprensa.

As lives serão às quintas, às 18h, e com exceção de uma, que será no dia 21 de junho, domingo,  data do nascimento de Luiz Gama, às 16h.

 As lives serão transmitidas pelo Facebook, nas páginas da Cojira-SP, Alma Preta e Jornalistas Livres.

PROGRAMAÇÃO

Live 1: Luiz Gama, filho de Luiza Mahín

Data: 11/06, 18h

Apresentação: Juliana Gonçalves (jornalista, mestranda em Estudos Culturais na USP, integrante da Cojira-SP e da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo)

Convidada: Dulci Lima (doutoranda em Ciências Humanas e Sociais na UFABC, mestra em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie. Bacharel em História pela USP. Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do SESC SP).

Live 2 – Luiz Gama: uma luz sobre o blecaute histórico

Data 18/06, 18h

Apresentação: Beatriz Sanz (jornalista, bolsista na fundação Cosecha Roja (Argentina), co-criadora do Banco de Talentos Negros e integrante da Cojira-SP)

Convidado: Oswaldo Faustino (jornalista, escritor, ator e co-fundador da Cojira-SP. Autor dos livros “A Legião Negra” e “ A luz de Luiz”, entre outros)

Live 3: As lições de resistência do jornalista Luiz Gama

Data: 21/06, 16h

Apresentação: Cláudia Alexandre (jornalista, doutoranda em Ciência da Religião na PUC-SP, apresentadora do Programa Papo de Bamba e integrante da Cojira-SP)

Convidada: Ligia Ferreira (Profa. Dra. do Departamento de Letras na UNIFESP. Autora e organizadora dos livros “Primeiras Trovas Burlescas e outros poemas”, “Com a Palavra, Luiz Gama” e “Lições de Resistência: artigos de Luiz Gama na imprensa de São Paulo e do Rio de Janeiro”)

Live 4 – Luiz Gama: a voz negra na imprensa

Data: 25/06, 18h

Apresentação: Guilherme Soares Dias (jornalista, empreendedor, apresentador do Guia Negro Entrevista, integrante da Cojira-SP)

Convidada: Cinthia Gomes (jornalista, mestranda em Ciências da Comunicação na USP, integrante da Cojira-SP e da Marcha das Mulheres Negras de São Paulo)

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo