Após receberem a pauta de reivindicações aprovada pela categoria no último dia 28 de março, as empresas de jornais e revistas da capital finalmente agendaram a primeira reunião que marca o início das negociações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. A mesa, que será realizada de forma virtual, acontecerá no dia 11 de junho.
Nas últimas semanas, o Sindicato dos Jornalistas reforçou por mais de uma vez junto aos representantes patronais a importância de dar início às negociações o quanto antes. Diretoras e diretores do Sindicato também realizaram visitas às redações do segmento para dialogar com os colegas e apresentar as principais reivindicações debatidas em assembleia.
Para o conjunto da categoria, alguns temas são considerados prioritários nesta negociação. A pauta completa pode ser acessada abaixo, com destaque para os seguintes itens:
Cláusula 3ª – Salário Normativo
Cláusula 4ª – Reajuste Salarial
Cláusula 6ª – Garantia de Igual Salário/Remuneração
Cláusula 13ª – Horas Extras/Pontes
Cláusula 17ª – Participação nos Lucros ou Resultados
Cláusula 21ª – Berçários, Creches e Convênios
Cláusula 45ª – Licença Parental
Cláusula 46ª – Estabilidade para Mães e Pais após o Nascimento dos Filhos
Cláusula 51ª – Vale-Refeição ou Vale-Alimentação
Cláusula 59ª – Controle de Frequência
Até o dia 11 de junho, é provável que já tenhamos a divulgação do índice de inflação acumulado no período, medido pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), calculado pelo IBGE com base na variação mensal dos preços.
Após a reunião com os patrões, informaremos a categoria sobre o resultado da primeira conversa, para que possamos dar início ao processo de mobilização e à realização de assembleias. Vamos juntas e juntos!