Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornais e Revistas da Capital: diante do silêncio das empresas, Sindicato convoca assembleia nesta quinta-feira, 25, às 10h30

Redação - SJSP

Após uma assembleia realizada na última quinta-feira e que contou com a participação de mais de 100 jornalistas, a categoria aprovou uma contraproposta às empresas para que seja possível fechar a negociação deste ano e assinar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Jornais e Revistas da Capital.

Até o momento, entretanto, os patrões ainda não se posicionaram diante das reivindicações da categoria, que são absolutamente razoáveis:

  • Concordância com as empresas em reajuste salarial de 3,34% para todos os salários;
  • Concordância com as empresas em remeter à discussão sobre o piso de 7 horas na Comissão Paritária;
  • Reajuste de 4,14% para o piso de 5 horas;
  • Valor diário de R$ 28,60 para o Vale-Refeição, com desconto máximo de 20%;
  • Pagamentos retroativos a 1º de junho;

A luta por um piso salarial reajustado acima da inflação reflete as próprias condições de nossa categoria: em uma pesquisa informal realizada pelo nosso Sindicato, cerca de 30% das e dos jornalistas afirmaram que recebem o piso salarial. Nas negociações coletivas encerradas no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, as empresas concordaram em realizar um reajuste de 4% para os salários iniciais.

Por outro lado, o aumento do valor diário do Vale-Refeição também é uma necessidade debatida nos últimos anos pela categoria, diante do aumento do preço das refeições nos estabelecimentos comerciais. Neste ano, na Convenção Coletiva de Rádio e TV de São Paulo, a categoria conquistou um reajuste para R$ 28 no valor diário do VR.

É por isso que a categoria concorda que as reivindicações necessárias para a assinatura da CCT são bastante factíveis e modestas diante das demais cláusulas que são igualmente importantes, mas não seguiram adiante na negociação, como a extensão do auxílio-creche para jornalistas homens, o aumento das licenças parentais e o fim imediato da prática dos “pisinhos”, que rebaixam os salários iniciais da categoria.

Para discutir os próximos passos da Campanha Salarial, o Sindicato convoca a categoria para participar de assembleia virtual nesta quinta-feira, 18 de julho, às 10h30. A reunião ocorrerá pelo Google Meet, e o link será enviado nos grupos de WhatsApp do Sindicato com as redações, ou pode ser solicitado pelo número (11) 91372-7285.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo