Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Inscrições para o 43º Prêmio Vladimir Herzog se encerram amanhã (30)

Inscrições para o 43º Prêmio Vladimir Herzog se encerram amanhã (30)

As inscrições para a 43ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos se encerram nesta quarta-feira, dia 30. A premiação é considerada uma das mais significativas distinções jornalísticas do país e tem abrangência nacional. Todo ano são premiados trabalhos que valorizam a democracia e os direitos humanos.

Em 2021, concorrem matérias jornalísticas veiculadas entre 1º de agosto de 2020 e 30 de junho de 2021 nas categorias de texto, áudio, vídeo, multimídia, fotografia e arte. Já na categoria livro-reportagem, que volta nesta edição, são aceitas produções jornalísticas de obras editadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.

Diante da pandemia e da dificuldade em captar recursos financeiros em empresas privadas e públicas para custear a sua produção, o Prêmio Vladimir Herzog instituiu uma contribuição solidária no valor de R$ 50 por trabalho inscrito nesta edição. Em caso de impossibilidade de contribuir, os jornalistas podem solicitar isenção da taxa no momento da inscrição. O pedido será automaticamente deferido. O valor arrecadado servirá para honrar os compromissos assumidos com parceiros e fornecedores envolvidos na produção do Prêmio.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) é uma das organizações que promovem e constituem a comissão organizadora do Prêmio Vladimir Herzog. As demais instituições são: Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Periferia em Movimento; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), Ordem dos Advogados do Brasil  – Secção São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e  Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.

A edição 2021 conta com a parceria e apoio estratégico da UBE – União Brasileira de Escritores, Jornal da USP e OBORÉ.

Serviço

43º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

  • Regulamento e Inscrições aqui
  • Período: 1 a 30 de junho de 2021
  • Sessão pública de julgamento e divulgação dos vencedores: 16 de outubro, sábado, em ambiente virtual e transmissão ao vivo
  • Roda de Conversa com os Ganhadores: 24 de outubro, domingo, em ambiente virtual
  • Solenidade de premiação: 25 de outubro, segunda-feira, em ambiente virtual

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo