As inscrições para a 43ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos se encerram nesta quarta-feira, dia 30. A premiação é considerada uma das mais significativas distinções jornalísticas do país e tem abrangência nacional. Todo ano são premiados trabalhos que valorizam a democracia e os direitos humanos.
Em 2021, concorrem matérias jornalísticas veiculadas entre 1º de agosto de 2020 e 30 de junho de 2021 nas categorias de texto, áudio, vídeo, multimídia, fotografia e arte. Já na categoria livro-reportagem, que volta nesta edição, são aceitas produções jornalísticas de obras editadas entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.
Diante da pandemia e da dificuldade em captar recursos financeiros em empresas privadas e públicas para custear a sua produção, o Prêmio Vladimir Herzog instituiu uma contribuição solidária no valor de R$ 50 por trabalho inscrito nesta edição. Em caso de impossibilidade de contribuir, os jornalistas podem solicitar isenção da taxa no momento da inscrição. O pedido será automaticamente deferido. O valor arrecadado servirá para honrar os compromissos assumidos com parceiros e fornecedores envolvidos na produção do Prêmio.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) é uma das organizações que promovem e constituem a comissão organizadora do Prêmio Vladimir Herzog. As demais instituições são: Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Periferia em Movimento; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional), Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.
A edição 2021 conta com a parceria e apoio estratégico da UBE – União Brasileira de Escritores, Jornal da USP e OBORÉ.
Serviço
43º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
- Regulamento e Inscrições aqui
- Período: 1 a 30 de junho de 2021
- Sessão pública de julgamento e divulgação dos vencedores: 16 de outubro, sábado, em ambiente virtual e transmissão ao vivo
- Roda de Conversa com os Ganhadores: 24 de outubro, domingo, em ambiente virtual
- Solenidade de premiação: 25 de outubro, segunda-feira, em ambiente virtual