Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Estadão: jornalistas têm assembleia online sobre home office e jornada

Estadão: jornalistas têm assembleia online sobre home office e jornada

O Estado de S. Paulo enviou aos seus jornalistas profissionais comunicado e aditivo contratual estabelecendo que os trabalhadores que agora atuam em teletrabalho não vão bater ponto. Para isso, se baseia na Reforma Trabalhista. O Sindicato dos Jornalistas SP entrou em contato com a empresa, cobrando o respeito à Convenção Coletiva de Trabalho de Jornais e Revistas da Capital, no qual há cláusula que estabelece a observância da jornada especial de 7 horas diárias (veja íntegra abaixo).

A posição da empresa é que as editorias precisam organizar o trabalho dos jornalistas para que se enquadre nas 7 horas – isso, em meio à cobertura da pandemia que, em várias redações, está aumentando a carga de trabalho.

Além disso, com base na MP 927 de Bolsonaro, a empresa também tomou a decisão unilateral de adiar pagamentos de férias.

Assembleia on line: veja orientações para participar

O SJSP convoca os jornalistas de O Estado de São Paulo para assembleia nesta quinta, 9º de Abril, às 12horas. Extraordinariamente, em virtude da pandemia da Covid-19 e frente a todas as orientações de evitar contato presencial, a discussão sobre a questão será organizada por meio de conferência. O aplicativo utilizado será o Google Meet.

1 – A entrada na conferência ocorre por meio de link. Ele será enviado ao grupo de whatsapp dos jornalistas do Estadão com o Sindicato às 11h30 de quinta.

Profissionais que não estão no grupo podem solicitar acesso à reunião ou ao grupo pelo (11) 960287769 (contato da diretoria do Sindicato).

2 – Pelo notebook ou PC, a conferência abre diretamente em uma janela do navegador.

3 – Pelo celular, é necessário o aplicativo “Google Meet”, ou “Hangout Meet”. O link enviará direto à loja de aplicativo no caso dos aparelhos que não o tiverem instalado.

4 – Ao solicitar entrada na sala, é preciso fornecer nome e sobrenome, e clicar em “Pedir para participar”. Quando estiver na sala, pedimos que se apresente escrevendo no chat da chamada em qual redação/editoria trabalha (medida de segurança para os próprios jornalistas que estiverem participando)

5 – Durante a reunião: o melhor é usar conexão por fio ou wifi; apenas se não for possível, utilizar os dados do celular. Caso sua conexão esteja lenta ou instável, ajuda desabilitar a câmera. O administrador da reunião manterá os microfones fechados para melhorar a qualidade dos áudios, mas quem for tomar a palavra precisa abrir seu próprio microfone.

Cláusula de teletrabalho

As empresas que adotarem o regime de teletrabalho integral ou parcial o farão por contrato escrito, prevendo as condições aplicáveis ao empregado quanto ao custeio, além das orientações de ambas as partes quanto à segurança do trabalho e confidencialidade de informações, observando ainda as disposições legais pertinentes ao regime.

PARÁGRAFO ÚNICO: Os jornalistas em teletrabalho manterão a jornada de trabalho contratada.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo