Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

DISSIÊ GENOCÍDIO EM GAZA – Edição de 15 de fevereiro

Redação - SJSP

“Ataques, prisões, ameaças, censura: os elevados riscos de denunciar a guerra Israel-Gaza”. Conheça um completo levantamento dos crimes cometidos por Israel contra jornalistas palestinos e israelenses, publicado em 13/2, de autoria do pesquisador Mohamed Mandor, do Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ), entidade sediada em Nova York. Disponível aqui com tradução automática.

Vídeo: drone de Israel fere gravemente dois jornalistas da Al Jazeera e um deles perde a perna na explosão.
Repórter Ismail Abu Omar e repórter-cinematográfico Ahmad Matar, ambos da TV Al Jazeera (Qatar), foram atingidos em Rafah, onde vinham mostrando diariamente os ataques à população palestina e a grave situação humanitária. Atendido num hospital, Omar teve a perna direita amputada. Confira no X as imagens chocantes.

África do Sul chama atenção da Corte de Haia para ofensiva de Israel em Rafah. Disponível no Jornal do Comércio de Porto Alegre.

Alto comissário da ONU para direitos humanos alerta para “carnificina em Rafah”. Confira no Metrópoles.

Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que ocupação israelense em Rafah pode trazer “consequências devastadoras”. Leia em Opera Mundi.

Até mesmo a União Européia (UE) começa a se mostrar indignada com o banho de sangue em Gaza. Veja em Carta Capital as declarações do ministro de relações exteriores da UE contra o envio de armas a Israel pelos EUA.

Em Gaza, quem sobreviver aos bombardeios não terá para onde voltar, porque suas moradias foram devastadas. Impressionante reportagem publicada pelo jornal israelense Haaretz, disponível aqui.

A OMS documenta 721 ataques aos cuidados de saúde no território palestino ocupado desde 7 de outubro. Um monstruoso crime de guerra. Confira aqui matéria da agência turca Anadolu.

Um dos alvos de Israel é a sede da organização Crescente Vermelho em Gaza, revela a agência Anadolu.

Israel está usando inteligência artificial militar em Gaza, reporta a agência France Press.

Pressionado por suas bases e pela ala esquerda do Partido Democrata, Biden adota algumas medidas punitivas contra colonos israelenses de extrema direita envolvidos em ataques a palestinos e expropriação de terras. Matéria do jornal britânico The Guardian revela a existência de fundos norte-americanos que financiam assentamentos ilegais e ações violentas de colonos israelenses contra cidadãos palestinos.

No mundo todo, prosseguem quase diariamente protestos e passeatas por cessar-fogo e contra o genocídio do povo palestino. Escolhemos como exemplo esta manifestação de 13/2 no Capitólio da Califórnia, em Sacramento. Vale a pena consultar no Instagram.

“A guerra de Netanyahu contra a verdade”. Neste artigo publicado em 7/2, Jeremy Schill, fundador e editor-geral do The Intercept, discorre sobre a “implacável campanha de Israel para desumanizar os palestinos e inundar o discurso público com uma torrente de alegações falsas, infundadas e inverificáveis”. Leitura indispensável.

“11.500 crianças foram mortas em Gaza. O horror desta escala não tem explicação”. Importante artigo do jornalista e escritor israelense Gideon Levy publicado no jornal Haaretz. Leia aqui.

Nesta entrevista, publicada em dezembro de 2023 pelo site IHU, da Unisinos (RS), a professora universitária israelense Nurit Peled-Elhanan analisa o sistema de ensino em Israel e fala em “lavagem cerebral”. Disponível aqui.

SINDICALIZE-SE!
Pela legítima defesa de nossa categoria, pela sustentação do nosso Sindicato, pela luta das e dos jornalistas do estado de São Paulo! 



veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo