Novamente o final de ano dos trabalhadores da Rede TV! não será festivo. Os atrasos nos pagamentos se sucedem, sobretudo dos PJs e dos chamados web repórteres. A empresa descumpre leis trabalhistas, mesmo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo já tendo ingressado no Ministério Público do Trabalho denunciando as irregularidades.
Nesta terça-feira mesmo (dia 18) vários profissionais procuraram o Sindicato denunciando as más condições de trabalho e falta de pagamento na empresa. Diretores da entidade organizaram pelo menos três manifestações em frente aos portões da empresa, em Osasco.
Desde setembro, a emissora tem efetuado cortes em várias áreas e atraso nos salários. Os profissionais que procuraram o Sindicato dizem que os problemas são os mesmos em todo o Brasil. Por este motivo, o Sindicato pretende desenvolver uma campanha em nível nacional, unificando todas as praças, no sentido de fortalecer a luta de todos os trabalhadores e fazer o enfrentamento à altura da postura irresponsável da empresa.
Diante do quadro, o Sindicato deflagrou campanha pela suspensão ou exclusão do presidente da RedeTV!, Amilcare Dallevo Júnior (foto), da condecoração da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) conferiu a ele em agosto.
Dallevo, que possui 70% das ações da empresa e alega não ter recursos para pagar salários e também dívidas trabalhistas, é o mesmo que constrói uma mansão de 17.800 metros quadrados, sendo que, segundo reportagem da Revista Veja, 1.200 metros quadrados só para a suíte master, dotada de piscina e heliponto exclusivos. Ele tem o hábito de deslocar-se apenas de helicóptero, evitando os congestionamentos de São Paulo.
A mansão de Dallevo tem ainda 90 metros quadrados para cada um dos dois escritórios privativos — o dele e o de sua esposa, Daniela Albuquerque, 50 vagas de estacionamento subterrâneo, 8 metros de comprimento para o aquário e vagas para 4 helicópteros no hangar. Há também um quintal inspirado no Jardim de Luxemburgo, em Paris, um salão de festas com piso de mármore italiano, entre outros luxos.
“Este é o empresário de TV que humilha seus trabalhadores”, diz o secretário geral do Sindicato, André Freire. “Emprega seus recursos em uma obra faraônica e deixa à míngua centenas de pais de família que estão sem receber salários. É uma situação revoltante e humilhante”, diz.
Recentemente, dentro da política de cortes da empresa, a RedeTV! demitiu a jornalista Claudia Barthel, que apresentava o noticioso “Leitura Dinâmica” e estava com o salários atrasados
Foto: André Freire – Amilcare desce de helicóptero nas dependências da RedeTV!