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Direção do SJSP quer negociações da Campanha Salarial ainda esta semana

Direção do SJSP quer negociações da Campanha Salarial ainda esta semana


 

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A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) apresentou esta semana as pautas de reivindicações para os patrões de Jornais, Revistas e Assessoria de Imprensa da Capital, Interior e Litoral. Elas prevêem nas cláusulas econômicas reposição do índice de inflação do período (INPC), calculada próximo a 7%, mais 3% de aumento real. 

Os dirigentes do SJSP querem iniciar as negociações ainda esta semana e já solicitaram agendamento das reuniões para dar andamento à Campanha Salarial 2013. O objetivo é garantir imediatamente a data base da categoria em 1º de junho. 

A categoria vai lutar pelo Piso Estadual Unificado, manutenção do nível de emprego, pagamento de horas extras, fim do acúmulo de funções, combate às demissões, à pejotização, à precarização e ao assédio moral nas redações.

Com o slogan A gente quer muito mais… Em defesa do jornalista e do jornalismo!, a Campanha Salarial deste ano prioriza o combate às demissões, reivindicando que as empresas cumpram a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho.

Afinal, os jornalistas tiveram que demonstrar capacidade de organização e unidade em episódios como o fechamento definitivo do Jornal da Tarde, “re-estruturação” do Estadão e do Brasil Econômico, onde a intervenção do SJSP foi fundamental para garantir direitos e até manutenção de postos de trabalho.

Diante disso, as pautas de reivindicações encaminhadas aos empresários têm cláusula específica que prevê negociação antecipada com o SJSP: “As empresas que estiverem planejando transferir no todo ou em parte, suas redações para outra localidade, bem como pretendam fechar suas redações ou dispensar mais de 5% de seus jornalistas num período inferior a 30 dias, deverão obrigatoriamente comunicar previamente o Sindicato dos Jornalistas com antecedência mínima de 60 dias, garantindo a imediata abertura de negociações”.

 

Propostas incorporadas

 
As propostas apresentadas pelos trabalhadores nas assembleias realizadas na Sede e nas Regionais, em 29 de abril foram incorporadas à Pauta de Reivindicações dos jornalistas de Jornais, Revistas e Assessoria de Imprensa, cuja data base é 1º de junho.

Este ano, a direção do SJSP antecipou a entrega das pautas aos patrões para que eles possam analisar com antecedência as reivindicações e dar respostas em um prazo menor. Segundo a revista Intermeios, que publica os balanços das empresas de comunicação, desde o ano de 2000, elas apresentam crescimento no faturamento publicitário: 5,03% para o segmento de jornais e 7,11% para revistas.

É importante que todos os jornalistas se engajem na Campanha Salarial já que enfrentaremos muita resistência por parte dos empresários, que tradicionalmente alegam dificuldades financeiras para propor índices incompatíveis com os anseios da categoria.

A participação de todos é fundamental, já que somente com a união e mobilização da categoria é que vamos pressionar para garantir direitos e avançar para novas conquistas. Em Defesa do Jornalista e do Jornalismo!

 
Participe!

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