O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) recebem com senso de justiça a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que nesta quinta-feira formou maioria pela condenação de Jair Bolsonaro pelo cometimento de cinco gravíssimos crimes contra a democracia brasileira.
A punição judicial de Bolsonaro é um passo importante para pavimentar um verdadeiro caminho democrático no país, sem anistia ou perdão a quem atacou sistematicamente o povo brasileiro e nossa soberania. Neste sentido, a responsabilização de altos chefes militares golpistas envolvidos no mesmo projeto autoritário – os generais Walter Braga, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira e o almirante Almir Garnier – também é indispensável.
Cabe lembrar que não é a primeira vez que Bolsonaro é condenado por seus atos. Ainda no exercício da Presidência da República, em 2022, ele foi declarado culpado por assédio moral coletivo contra jornalistas, em ação judicial movida pelo SJSP, e que se tornou a primeira condenação de Bolsonaro enquanto presidente, e já transitada em julgado.
Continuaremos lutando e exigindo justiça contra golpistas do passado e do presente. Cobramos a responsabilização penal dos assassinos de Vladimir Herzog e de todas as pessoas executadas pela ditadura militar. E seguiremos firmes na defesa da nossa profissão e da democracia diante do autoritarismo e do obscurantismo.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)
Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)


