Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Comissão de empregados e sindicatos pedem retomada de negociações do ACT 2020/2022 da EBC

Comissão de empregados e sindicatos pedem retomada de negociações do ACT 2020/2022 da EBC

A comissão de empregados e os sindicatos dos jornalistas e radialistas do DF, RJ e SP veem como importante a disposição da direção da EBC de retomar o processo de negociação e tentar pôr fim ao impasse em torno do dissídio coletivo em julgamento no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que nesta segunda-feira (13) foi paralisado mais uma vez. Nos últimos anos, infelizmente, a falta de diálogo foi a marca da EBC na sua relação com trabalhadores/as e entidades representativas, inviabilizando a construção de acordos. Esperamos que isso tenha ficado para trás.

 

Sobre os termos do acordo apresentado no EBC Informa, as entidades aguardam o agendamento de uma reunião, prevista para essa semana, para conhecer melhor os detalhes da proposta, que será então encaminhada e apresentada em assembleia, para apreciação da categoria, o mais rapidamente possível.

 

Em 2021, para evitar um ataque sem precedentes aos direitos dos/as trabalhadores/as, realizamos a maior greve da história dessa empresa. Conseguimos, com isso, evitar a imposição de um banco de horas altamente prejudicial à categoria, bem como contestar a perda de uma série de direitos e benefícios retirados arbitrariamente dos/as trabalhadores/as nesse período. Além disso, conseguimos obter um acordo histórico durante a gestão de transição da EBC, com a então diretora-presidente Kariane Costa, de abono integral dos dias parados, acordo este já homologado pelo TST, inclusive.

 

É fundamental que, por meio da negociação, consigamos avançar no fechamento do ACT do 2020/2022. Sabemos que esse acordo não vai repor todas as perdas acumuladas no período e, justamente por isso, faz-se urgente iniciar a negociação do ACT 2022/2023, cuja pauta foi apresentada ainda no ano passado.

 

Comissão de empregados da EBC, Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas DF, RJ e SP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo