Jornalistas de jornais e revistas do interior, litoral e Grande São Paulo iniciam a campanha salarial em assembleia virtual na terça-feira (1º), quando a categoria debaterá a pauta a ser entregue para o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo (SindJori).
A última Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) foi assinada em agosto de 2024, após jornalistas do segmento ficarem quase três anos sem negociação. A perseverança da categoria, presente nas assembleias, foi determinante para o resgate de direitos históricos que estavam ameaçados.
Apesar do resgate vitorioso da CCT histórica, grande parte das perdas econômicas desse período amargo não foi reposta.
Então vamos à luta!
A pré-pauta a ser discutida em assembleia propõe, nas cláusulas econômicas, reajuste pela inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período de 1º/06/2024 a 31/05/2025, mais o percentual correspondente a perdas inflacionárias do período entre 1º/06/2021 a 31/05/2024 que não foram repostas, de forma retroativa, além de 3% de aumento real.
Além disso, a pré-pauta apresenta vários pontos que a categoria pleiteia antes mesmo de 2021, que tratam de questões relativas a assédio moral e sexual, igualdade salarial entre homens e mulheres, acúmulo de função, extensão licença maternidade, teletrabalho etc.
Engajamento da categoria
Temos vários pontos de partida para a negociação com o patronal. Mas o principal é a participação da categoria, junto ao Sindicato, aumentando a presença desde a primeira assembleia da campanha. Participação essa que não se dá por procuração.
Por isso, agora é conversar com colegas chamando para a assembleia!!
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ/MF n.º 62.584.230/0001-00
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, através de seu diretor presidente, ao final assinado, nos termos dos estatutos sociais e legislação aplicável, CONVOCA todos os jornalistas profissionais de São Paulo que prestam serviços nas empresas de Jornais e Revistas do interior, litoral e Grande São Paulo, que este edital virem ou dele tomarem conhecimento, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Virtual a realizar-se no dia 1º de abril de 2025, por meio virtual. Sessão assemblear, às 20h (vinte horas), em primeira convocação, com a presença de metade mais um da categoria, e às 20 (vinte) horas e 10 (dez) minutos, em segunda convocação, com a presença de qualquer número de membros da categoria. Para discutirem e deliberarem sobre a seguinte pauta: 1) Deliberar sobre a PAUTA DE REIVINDICAÇÕES a ser encaminhada ao Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo ((SindJori); 2) Encaminhamentos da Campanha Salarial 2025; 3) Contribuição Negocial; 4) Autorização para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, através de seu diretor presidente, realizar negociações e assinar nova Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo ((SindJori) e, na hipótese de não lograr êxito nas negociações, autorizar o Sindicato a decretar a greve após o prazo legal de notificação do Sindicato patronal e por fim instaurar instância suscitando Dissídio Coletivo em face do Sindicato patronal referido, perante o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho; 5) Estabelecer um estado de assembleia permanente para que a categoria discuta o andamento da campanha salarial a qualquer momento que julgar pertinente.
Para participar, o jornalista deverá enviar mensagem se identificando como jornalista profissional para o e-mail secretariadasregionais@sjsp.org.br, e informar o número de celular ou o e-mail pelo qual pretende entrar no evento. O link será enviado no dia da assembleia.
São Paulo, 24 de março de 2025.
THIAGO CIANGA TANJI
Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo