Os jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realizaram assembleia nacional unificada na tarde desta sexta-feira (10) nas praças da emissora em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, dando início à Campanha Salarial 2018-2019.
Nas próximas semanas, os trabalhadores e trabalhadoras vão definir a pauta de reivindicações para o novo Acordo Coletivo. Os sindicatos de Jornalistas e de Radialistas de SP, RJ e do DF apresentaram uma pré-pauta (acesse a íntegra clicando aqui) e as categorias podem enviar suas propostas e emendas pelo e-mail actebc2018@gmail.com
A assembleia fez parte das atividades do Dia do Basta, neste 10 de agosto, mobilização promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as demais centrais na luta contra o desemprego e a retirada de direitos trabalhistas. Na EBC, além dos impactos da “reforma” da CLT, jornalistas e radialistas também discutiram o ataque às empresas públicas pelo governo golpista de Michel Temer (MDB), que afeta diretamente a emissora com medidas de desmonte e ameaças à comunicação pública na empresa.
Na praça de São Paulo, as categorias ainda aprovaram uma moção de apoio às centenas de profissionais demitidos pela Editora Abril desde o último dia 6 de agosto. Confira a íntegra:
“Os jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação, que se reuniram em assembleia nesta sexta-feira, 10 de agosto, no Dia do Basta de desemprego, puderam discutir a demissão em massa da Editora Abril.
Os funcionários da EBC condenam as demissões e se solidarizam com seus colegas jornalistas, gráficos e administrativos. É inaceitável que uma família de proprietários bilionária demita centenas e ainda queira dar calote nos trabalhadores. Contem com nosso apoio!
Trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação – SP
São Paulo, 10 de agosto de 2018”