Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Com orçamento aprovado, sindicatos retomam diálogo com a EBC por concretização do PCR

Redação

Em reunião com a direção da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) nessa quinta-feira (27), os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do DF, RJ e SP buscaram informações sobre o andamento do Plano de Cargos e Remunerações (PCR) e retomaram a cobrança por essa e outras pautas de interesse da categoria, após aprovação do orçamento federal de 2025 pelo Congresso Nacional. A reunião contou também com representantes da Comissão de Empregados.

Abaixo está o resumo do que foi discutido. Os detalhes serão tratados em plenária unificada dos trabalhadores da EBC, que será convocada para depois do dia 08/04, data em que os sindicatos terão reunião com a Sest sobre o PCR. Na ocasião, também vamos planejar os próximos passos da nossa mobilização.

O PCR e a Sest

Voltamos a pedir empenho político da direção para que o PCR tenha uma tramitação célere na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) e faça a sensibilização da nova gestão da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) para a importância de ter o nosso Plano como prioridade. Também buscamos atualização sobre o andamento da análise e garantia de orçamento.

O presidente da empresa, Jean Lima, e o novo diretor-geral, Bráulio Ribeiro, prometeram empenho para a aprovação do PCR. Segundo Lima, o Plano é prioridade máxima da empresa. E nos informou que a análise pela Sest está começando só agora, sem prazo determinado para conclusão.

Super degraus

Também foi reapresentado o problema iminente de mobilidade na carreira caso a EBC mantenha os “super degraus” nas tabelas salariais – os níveis em que há um interstício maior, de 10%.

Como a empresa tem o limite de 1% do orçamento para fazer as progressões, os sindicatos alertam que será criado um funil estreito que atingirá todos os funcionários, fazendo com que muitos fiquem estagnados, pois a distribuição orçamentária ficará mais concentrada. A situação se agrava ainda mais porque a maioria dos empregados estão logo antes do primeiro “super degrau”, o que demandará grande quantidade de progressões de 10% em um só ano.

Lembramos que as entidades apresentaram proposta de diluição desses interstícios maiores por toda a carreira, mantendo pisos e tetos. De acordo com a direção, essa questão poderá ser rediscutida após a análise da Sest e retorno da proposta de PCR para a EBC.

Concurso público

As entidades sindicais cobraram agilidade da EBC para a realização de concurso público, em função da situação crítica por que passam numerosos setores da empresa, em todas as praças. Estamos na segunda metade do governo, e não foi iniciada nenhuma tratativa para um possível certame. O GT do concurso está parado, sem previsão de volta.

Apresentamos a sugestão para que a empresa peça ao menos as vagas correspondentes a todos os funcionários que a EBC perdeu desde o fim da vigência do último concurso público. Para tal, a EBC precisaria defender o aumento do limite máximo de funcionários da empresa junto ao governo. Foi intermediada uma solução que pode acelerar a realização do concurso: fazer o preenchimento imediato das vagas já dentro do limite atual de empregados.

Cumprimento do ACT

Outro ponto de destaque foi a cobrança pela efetivação de direitos conquistados na última negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), como o auxílio vestuário. Os sindicatos pediram a reabertura de mesa de acompanhamento do ACT. A diretoria-geral da EBC comunicou que ficará responsável por reativá-la.

Todo mundo à plenária!

Para detalhar esses encaminhamentos, tirar dúvidas e definir os próximos passos da mobilização pelo PCR e os outros temas, os Sindicatos convocam as e os empregados da EBC para que compareçam à plenária unificada, a ser realizada simultaneamente em todas as praças, em data a ser definida após a reunião dos sindicatos com a Sest, no dia 08/04.

Precisamos da união e do empenho de todos os funcionários da empresa para que o PCR não seja esquecido ou desidratado. Vamos demonstrar que seguimos juntos pela valorização de quem faz a EBC acontecer!

Sindicatos dos Jornalistas do Distrito Federal, Município do Rio de Janeiro e São Paulo
Sindicatos dos Radialistas do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo