Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cojira-SP realiza homenagem ao poeta Paulo Colina

Cojira-SP realiza homenagem ao poeta Paulo Colina

Paulo Colina – Planos de Vôo é o nome da homenagem a esse importante mas pouco conhecido poeta e contista da literatura negra paulistana, lembrando os 20 anos de sua morte. O evento acontece dia 25 de outubro (6ª feira), a partir das 19 horas, na Livraria Tapera Taperá, localizada no segundo andar da Galeria Metrópole, loja 129.  Colina (09/03/1950 – 08/10/1999), que também foi tradutor e compositor de música popular, foi batizado como Paulo Eduardo de Oliveira, tendo adotado o novo sobrenome em homenagem à cidade paulista onde nasceu.

Mediado pela escritora Neide Almeida, o evento, que integra o Projeto Literatura à Flor da Pele, incluirá depoimentos do escritor, jornalista e livreiro Oswaldo de Camargo, que junto com Paulo Colina participou da fundação do coletivo de literatura negra Quilombhoje; de Rosani Abou Adal, escritora, poeta e jornalista, editora do jornal Linguagem Viva; de Marciano Ventura, editor da Ciclo Contínuo Editorial; e de Mar Eu Souza, poeta, contadora de histórias e educadora.

Também estão previstas intervenções lítero-musicais com apresentação de poesias e composições de Paulo Colina, recolhidas e organizadas pelo músico e produtor cultural Wadico (Oswaldo de Camargo Filho), diretor fundador do grupo A Rede do Samba. Ainda no decorrer do evento, haverá o lançamento da zine “Paulo Colina”, publicada pelo selo MóriZines.

Pela Edições Populares, Paulo Colina publicou em 1980  Fogo Cruzado (Contos); pela Roswitha Kempf/Editores, lançou em 1984 Plano de Vôo (Poesia); junto com Masuo Yamaki, traduziu Tankas de Takuboku Ishikawa, publicado pela Roswitha Kempf em 1985. Em 1987 publicou, também pela  Roswitha Kempf/Editores, A noite não pede licença (Poesia) e em 1989 pela João Scortecci Editora, Todo o fogo da luta(Poesia) Organizou e participou de Axé – Antologia Contemporânea da Poesia Negra Brasileira, Global Editora, 1982, que recebeu Prêmio APCA de melhor livro de poesia do ano. 

A iniciativa do encontro é da Fio de Contas Produções (Neide Almeida), Livraria Malungo (Oswaldo de Camargo) e Sindicato dos Jornalistas de São Paulo/Cojira SP (Flavio Carrança). São também parceiros nessa iniciativa Menelick 2º ato, Ciclo Contínuo Editorial e Fundação Tide Setubal.

Para mais informações, clique aqui.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo