Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cineclube Vladimir Herzog exibe “Actas de Marusia”

Cineclube Vladimir Herzog exibe "Actas de Marusia"

O Cineclube Vladimir Herzog exibe, na última terça-feira de março, dia 26, às 19h, “Actas de Marusia” (1976). Dirigido por Miguel Littín, filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, representando o México. O enredo é baseado no livro homônimo, de 1974, do cantor, compositor, poeta e escritor chileno Patricio Manns, que trata do massacre de Marusia, ocorrido em 1925. Neste mês, o cineclube Vladimir Herzog fará uma exibição especial, com projetor e filme, em 16 mm.

A cidade chilena de Marusia, explorada pela mineração, é o cenário de cruel massacre. Após um levante dos mineiros da região, que protestaram contra os abusos, autoridades governamentais do Chile permitiram o uso da violência e da brutalidade para reprimir os trabalhadores e preservar o controle das empresas estrangeiras na exploração dos recursos. A ação gerou um grande número de pessoas mortas.

Essa sessão faz parte do ciclo “Cinema e Tortura”, que já apresentou; em janeiro, “Cidadão Boilesen”, de Chaim Litewski; em fevereiro, “Pra frente Brasil”, de Roberto Farias; e ainda tem programados os seguintes filmes: “Corte Seco”, de Renato Tapajós (abril); “Auto de Resistência”, de Natasha Neri e Lula Carvalho (maio); e “Torre das Donzelas”, de Susanna Lira (Junho).

Cineclube Vladimir Herzog

O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e tem o apoio de militantes cineclubistas do cineclube Baixo Augusta. A proposta do grupo é resgatar um espaço importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Naquele tempo, filmes como “O Homem que Virou Suco”, de João Batista de Andrade, chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas por este cineclube. As sessões são sempre nas últimas terças-feiras de cada mês, seguidas por debates com realizadores dos filmes e/ou convidados.

Para mais informações, acesse a página do cineclube nas redes sociais:  https://www.facebook.com/cineclubevladimirherzog/

Serviço
Filme: “Actas de Marusia” (1976, Miguel Littín, 1h 55min – Exibição em 16mm)
+ Debate após a sessão.
Data/horário: 26 de março (terça-feira), às 19h. – Exibição gratuita.
Local: Auditório Vladimir Herzog – Sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rêgo Freitas, 530 – Sobreloja – Vila Buarque – São Paulo – SP (Metrô República ou Higienópolis-Mackenzie)
Mais informações: (11) 3229-7989

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo