O Conselho Municipal de Cultura (COMUC) de Mogi das Cruzes e Cineclube Vladimir Herzog, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), promovem a exibição o longa-metragem “Nove Dias”, do diretor mogiano, radicado nos Estados Unidos (EUA), Edson Oda. A sessão acontecerá na sexta-feira, 17 de outubro, às 19 horas, no Casarão do Carmo (Sala do Meio / Museu Mogiano), no centro da cidade. O evento é gratuito e aberto a todos os munícipes. A exibição contará com a presença do cineasta, que está de passagem pelo Brasil neste mês de outubro. Após a sessão, haverá um bate-papo com o autor.
Oda nasceu e cresceu em Mogi das Cruzes, onde ficou até o final do ensino médio. Formou-se em publicidade pela Universidade de São Paulo e fez mestrado em cinema e produção na Universidade do Sul da Califórnia. O diretor e roteirista mora em Los Angeles, onde desenvolve projetos em cinema e produções audiovisuais. O bate papo será mediado por Eduardo Viné Boldt, diretor do Sindicato dos Jornalistas de SP e integrante do COMUC, na cadeira de audiovisual.
O longa, produzido nos EUA, foi dirigido e roteirizado pelo autor. A obra é fruto de um dos mais importantes laboratórios de roteiro do mundo, realizado pelo Sundance Institute. Oda participou do processo na cidade de Utah, no ano de 2017, quando pode produzir o roteiro do filme. O longa foi produzido ao longo de 2019 e teve seu lançamento em 2020.
“Nove Dias” participou de diversos festivais, inclusive da 45ª Mostra de Cinema de São Paulo, no ano de 2021. O filme angariou importantes indicações e prêmios ao longo de sua trajetória, como a indicação ao Grand Jury Prize e prêmio de roteiro no Festival de Sundance (2020), indicação de melhor filme e melhor ator coadjuvante no Independent Spirit Awards (2021), e indicação de melhor diretor no Gotham Awards (2021).
Sinopse
Em uma casa isolada, Will (Winston Duke) dedica sua existência a observar a vida de pessoas na Terra através de monitores. Sua missão é singular: entrevistar almas recém-chegadas e decidir qual delas terá o direito de nascer.
Ao longo de nove dias, candidatos são testados em profundos dilemas éticos e emocionais, revelando suas perspectivas sobre a vida e a existência. Entre eles, está Emma (Zazie Beetz), que desafia a rigidez de Will e o obriga a confrontar suas próprias dores e lembranças.
Serviço
Sexta-feira, 17 de outubro
Casarão do Carmo – Sala do Meio/Museu Mogiano
R. José Bonifácio, 516 – Centro, Mogi das Cruzes
Entrada gratuita


