O Cineclube Vladimir Herzog exibe no próximo dia 26 de fevereiro, quarta-feira, às 19h, os documentários “Os Sentidos das Pedras”, “Dvanni: um artista em busca do sonho”, “Ermo”, além de “Embu”, um curta histórico de 1968 dirigido por Roberto Santos (1928/1987).
Os curtas
Dirigido por Davi Molinari, Os Sentidos das Pedras (2024, 30 min), revela a inspiradora trajetória de Jofe Santos, um dos maiores escultores da atualidade e destaca a rica vocação cultural da cidade de Embu. Realizado por Carla Trombini, o documentário explora a transformação do artesanal em reconhecimento artístico e conta como Jofe Santos aprendeu com seu pai, Chico da Gamela, a traduzir a natureza em arte, e com os mestres de Embu das Artes, a realizar grandes projetos.
Dirigido por Mathaus Woerle, “Dvanni: um artista em busca do sonho” (2022, 37 min) conta a trajetória do artista plástico Dvanni, reconhecido por suas pinturas “naif”. Autodidata, conviveu com diferentes nomes da arte brasileira, como Alfredo Volpi, Cássio M’Boy e Walde-Mar. Seus primeiros passos no mundo artístico foram nas feiras de arte da Praça da República e de Osasco, chegou ao Embu em 1968, no início do movimento artístico, onde vive até hoje.
Dirigido por Marlon Andrade, “Ermo” (2024, 20 min) conta a história de Luana, uma adolescente da periferia de Embu que se vê sozinha após a morte do pai, tendo que encarar a vida adulta. Nesta busca ela encontra um grande amor que vai mudar a sua vida. O diretor Marlon Andrade nasceu na Bahia mas foi criado em Embu, onde vive até hoje. Diretor, roteirista, produtor de videoclipes, membro da Academia Brasileira de Cinema e Conselheiro de Cultura em Embu das Artes.
“Embu” (1968, 13 min), de Roberto Santos, com direção e produção de Rudá Andrade; roteiro, argumento e fotografia de Jorge Bodansky. Criado durante o período do Cinema Novo, o curta traz imagens da cidade de Embu das Artes nos anos 1960 e mostra artistas como Solano Trindade, Sakai de Embu, Assis do Embu, mestre Gama, Vicente de Paula, Joel Câmara, José Sabóia, Miguel Potiguá e Raquel Trindade. Tem ainda a Banda Municipal de Embu das Artes, a dança folclórica Mineiro-Pau, encenada pelas ruas do centro, o maracatu do Teatro Popular Solano Trindade e cenas da antiga Feira de Embu das Artes.
Os debatedores
Davi Molinari é documentarista, publisher, poeta e editor de livros. Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, com passagens pelas redações do SBT, EBC/TV Brasil, TV Cultura, RedeTV, TV Gazeta, TV Bandeirantes, TVT e TV Manchete. Foi repórter especial dos programas Globo Ciência (Fundação Roberto Marinho/Globo), Domingo 10 (Bandeirantes) e Olhar Brasileiro (TV dos Trabalhadores, exibido na TV Record). Recebeu o Prêmio Ethos de jornalismo em 2007 e 2008 na Categoria Mídia Digital.
Carla Trombini é atriz, produtora e administradora pública. Foi jurada do Festival de Teatro de Sumaré e produtora artística da Virada Cultural do Estado de São Paulo. Supervisora e produtora editorial. Realizadora e produtora do documentário “Os Sentidos das Pedras”.
Mathaus Woerle é formado em Audiovisual, atua com fotografia, montagem e direção. Trabalha em produções cinematográficas, cobertura audiovisual de eventos culturais, atividades cineclubistas e de formação audiovisual. Na cidade de Embu das Artes, trabalhou nas produções biográficas sobre os artistas Dvanni (2022) e Jofe Santos (2024), e também participa do coletivo sociocultural Movimento M’Boy e dos grupos de cultura popular do Teatro Popular Solano Trindade, comunidade Jongo Embu das Artes e bloco Desbundas Artes.
Jofe Santos dedica-se à arte desde 1968. Escultor autodidata, manipula a forma com aguda sensibilidade, usando o humano como inspiração. Suas figuras esculpidas estão enquadradas em uma linguagem expressionista. Jofe esculpi em granito, pedra-sabão, madeira, mármore, isopor, pedra-talco, argila mineral com cimento e pó de talco com resina, fibra de vidro e fundição em resina. Faz cerâmica, xilogravuras e gravuras em metal. Carnavalesco, cenógrafo, folclorista, percussionista e professor de artes. Seus trabalhos percorrem o mundo: Canadá, França, Dinamarca, Japão, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Itália entre outros.
Embu das Artes – Quatro Curtas
Data: 26 de fevereiro de 2025, quarta-feira, às 19h.
Local: Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, República, São Paulo, SP
(Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Auditório Vladimir Herzog)
Exibição gratuita