Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cineclube Vladimir Herzog apresenta dois documentários sobre a diáspora artística africana no Brasil

Sessão dupla acontece no próximo dia 22 de novembro, quarta-feira, a partir das 19h., e exibe “Tabuluja” (Acordem!) e “AfroSampas”. Ao final haverá bate-papo com a diretora e antropóloga Rose Satiko G. Hikiji
Redação - Cineclube

“Tabuluja” (Acordem!) (2017, 11 min). Criação colaborativa de Shambuyi Wetucom com os antropólogos Rose Satiko Hikiji e Jasper Chalcraft. Neste curta Shambuyi Wetu, artista da República Democrática do Congo, constrói com suas performances narrativas, a experiência da diáspora e a situação do refugiado no mundo.

“AfroSampas” (2020, 43 min). Mais de meio século depois dos Afro-Sambas, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, e com a chegada de artistas de diferentes países da Africa, em São Paulo, a presença africana na música brasileira tem se manifestado de diversas formas. O que pode acontecer quando músicos dos dois lados do Atlântico são colocados em contato, na cidade onde vivem?

Documentários fazem parte do projeto de pesquisa “O Musicar local: novos caminhos para a etnomusicologia”. Projeto tem o objetivo de analisar a diáspora africana criativa no Brasil, promovendo encontros entre músicos africanos e brasileiros, que vivem em São Paulo, compartilhando sons e explorando questões musicais e sociais.

“Tabuluja” e “AfroSampas”

Data: 22 de novembro de 2023, quarta-feira, às 19h.

Local: Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, República, São Paulo, SP

(Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Auditório Vladimir Herzog)

Exibição gratuita

Cineclube Vladimir Herzog

Para mais informações, visite nosso blog e nossas páginas nas redes sociais.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo