“Tabuluja” (Acordem!) (2017, 11 min). Criação colaborativa de Shambuyi Wetucom com os antropólogos Rose Satiko Hikiji e Jasper Chalcraft. Neste curta Shambuyi Wetu, artista da República Democrática do Congo, constrói com suas performances narrativas, a experiência da diáspora e a situação do refugiado no mundo.
“AfroSampas” (2020, 43 min). Mais de meio século depois dos Afro-Sambas, de Baden Powell e Vinícius de Moraes, e com a chegada de artistas de diferentes países da Africa, em São Paulo, a presença africana na música brasileira tem se manifestado de diversas formas. O que pode acontecer quando músicos dos dois lados do Atlântico são colocados em contato, na cidade onde vivem?
Documentários fazem parte do projeto de pesquisa “O Musicar local: novos caminhos para a etnomusicologia”. Projeto tem o objetivo de analisar a diáspora africana criativa no Brasil, promovendo encontros entre músicos africanos e brasileiros, que vivem em São Paulo, compartilhando sons e explorando questões musicais e sociais.
“Tabuluja” e “AfroSampas”
Data: 22 de novembro de 2023, quarta-feira, às 19h.
Local: Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, República, São Paulo, SP
(Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – Auditório Vladimir Herzog)
Exibição gratuita
Cineclube Vladimir Herzog
Para mais informações, visite nosso blog e nossas páginas nas redes sociais.