Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cineclube Afro Sembene e Cojira prestam homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Cineclube Afro Sembene e Cojira prestam homenagem ao Dia Internacional da Mulher


 

Cineclube_Afro_Sembene.maro.2014.Filipeta

Filme Domitilla, de Zeb Ejiro (Nigéria) será exibido no dia 15 de março no SJSP

 

Um Fenômeno chamado Nollywood :“Datada a partir do lançamento de Living in Bondage (1992), de Chris Obi Rapu, a indústria cinematográfica nigeriana vem fazendo jus ao seu nome de batismo “Nollywood”, conquistado a partir do estouro vivenciado no início deste século. Desde pesquisa realizada pela UNESCO em 2006, o número de produções para o Cinema na Nigéria duplicou. Hoje, a indústria supera as historicamente dominantes Hollywood e Bollywood com seus mais de 1500 longas-metragens por ano, emprega milhares de profissionais e corresponde a cerca de 90% do consumo cinematográfico nacional.

Realizados em poucos dias e com equipamentos simples (atualmente todos digitais), os filmes se mostram um bom negócio: o custo de produção é baixo (entre 4 mil e 100 mil dólares), os pontos de venda são muitos e o público é vasto e assíduo. A estrutura desenvolvida não acompanha, porém, até o momento, a organização e preservação das obras, dificultando o acesso do público a filmes que já saíram do mercado.

Com mais de 50% das obras em inglês, os filmes da Nigéria conquistam milhares de espectadores ao redor da África, principalmente por meio dos canais disponíveis de TV via satélite e internet. No Brasil, as produções ainda são um tema desconhecido da maioria dos apaixonados por cinema”. Por esta razão, o Cineclube Afro Sembene e a Cojira-SP, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, exibirão o filme Domitilla, de Zeb Ejiro, abrindo assim oportunidade especial para assistir uma das cultuadas produções realizadas em Nollywood.

Domitilla. Direção: Zeb Ejiro. Elenco: Sandra Achums, Ada Ameh, Enebeli Elebuwa, Kate Henshaw-Nuttal, Maureen Ihua, Sonny McDon, Anne Njemanze, Patience Oghre, Charles Okafor, Basorge Tariah Jr. Gênero: Ação/Suspense. Duração: 106 minutos. Ano de Lançamento: 1996. País de Origem: Nigéria. Idioma do Áudio: Inglês. Legendas: Português. Suporte: DVD.

Sinopse: Os reveses e desafios na vida urbana de uma jovem de classe média baixa e sua luta pela sobrevivência e superação. Domitilla trabalha em dois empregos para se manter e ajudar a família. Um como auxiliar de escritório, durante o dia, e a noite como profissional do sexo. Ela está namorando um homem jovem, bonito, promissor. A maioria das amigas de Domitilla são garotas de programa, expostas a riscos imprevisíveis, e estão felizes por ela ter encontrado um suporte que contempla seu sonho de mudar de vida. Mas alguém delata ao noivo sobre sua segunda profissão.

Sobre o diretor: Zeb Ejiro. Nasceu em Isoko, em 2 de febreveiro de 1956, na região do Estado Delta da Nigéria. Ele é um dos três irmãos de sucesso na indústria de Nollywood: Peter Red e Chico Maziakpono. Zeb é graduado em Comunicação e Mídia pela Universidade da Nigéria, Nsukka. Foi o fundador e ex-presidente da Associação dos Produtores de Filmes (AMP). Em 1988 criou a Zeb Ejiro Productions Limited, que introduziu pela primeira vez uma série de televisão chamada “Ripples”. Esta durou cinco anos e é a mais longa novela em execução no Nigerian Television Association, de 1988 a 1993. Pouco depois Zeb criou vários filmes em língua Ibgo. Como escritor, produtor e diretor ele criou mais de uma dúzia de filmes, que lidam com questões sociais e moralidade. Zeb Ejiro é reconhecido como o sheik de Nollywood. Alguns de seus filmes produzidos são: Adeus Amanhã, Mortal Herança, Domitilla I e II (agora está fazendo o III), Sakobi, Conflitantes Sombras, Intimate Strangers, Desejo Fatal, Solução Gentil, Amadioha, Maniac, e Faces of Evil. Em 2005 Zeb recebeu o “Oficial Ordern Nígeria” (OON), que é um prêmio nacional dado na Nigéria para aqueles que contribuem na construção e difusão da indústria de filme nigeriano, especificamente Nollywood.

Curiosidades: Domitilla é um dos filmes mais populares do Novo Cinema Nigeriano. Sua influência foi tal que a palavra “Domitila” se tornou na gíria nigeriana, algo referente à prostituta ou mulher de moral duvidosa.

Domitilla será apresentado e mediado com uma palestra sobre Nollywood, nesta sessão especial do Cineclube Afro Sembene, pela pesquisadora afro-americana Kamahra Ewing, graduada em Artes Visuais e Mídia, e doutoranda em Filosofia, Artes Visuais e Mídia, Estudos Afro-americanos e Africanos pela Michigan State University (EUA). Haverá distribuição de questionários para medir a audiência, como também a opinião e observações do público sobre o filme, seguidas de uma breve discussão em grupo.

 

O Cineclube Afro Sembene

A proposta é realizar sessões em dose dupla, ou seja: um filme do continente africano e um filme de um(a) diretor(a) afro-brasileiro(s), como acontece em shows internacionais que são abertos por bandas ou artistas nacionais como forma de intercâmbio e difusão cultural. Tem também um apelo retrô, em referência e homenagem aos cinemas populares, os quais até meados da década de 1990 exibiam dois filmes como meio de atrair, formar e manter seu público. “Como os cinemas estavam perdendo expectadores, logo surgiu a idéia de oferecer aos cinéfilos a sessão dupla, onde poderiam assistir dois filmes pagando por apenas um bilhete. E muito filme considerado B, não só ganhou repercussão como também se tornaram cults”, explica Oubí Inaê Kibuko, um dos coordenadores e curadores do Cineclube Afro Sembene.

As sessões acontecem no 3º sábado do mês, pontualmente às 19 horas, sendo a exibição do filme seguida de debate aberto com membros da equipe realizadora ou participação de um comentarista convidado e outras práticas da cultura africana.

 

Sobre o projeto Cineclube Afro Sembene

O Cineclube Afro Sembene é uma iniciativa do Fórum África, entidade sem fins lucrativos, de caráter social, cultural e recreativo, que reúne africanos, brasileiros e todas as pessoas interessadas em difundir informações que melhorem o conhecimento sobre a África no Brasil. O nome Sembene é uma homenagem ao escritor, produtor e diretor senegalês Ousmane Sembène (1923 — 2007), freqüentemente chamado de “O Pai do Cinema Africano”. Sua jornada teve inicio em 2008, no Centro Cineclubista de São Paulo, do qual é associado. Ciente das barreiras da língua e de seu caráter pedagógico, a programação do Cineclube Afro Sembene prioriza filmes legendados em português. Coordenação: Vanderli Salatiel, Saddo Ag Almouloud e Oubí Inaê Kibuko.

 

Parceria Cineclube Afro Sembene e Cojira

Em 2012 o Cineclube Afro Sembene firmou parceria com a Cojira-SP (Comissão de Jornalistas Pela Igualdade Racial no Estado de São Paulo), que manifestou disposição solidária com esta proposta e se propôs a contribuir na difusão do cinema africano ao público interessado todo terceiro sábado mensal.  “A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) é um órgão consultivo, com participação aberta a todos os interessados. O objetivo é auxiliar o Sindicato na atuação mais efetiva com relação à questão racial. Participam de ações tanto no âmbito específico do jornalismo, quanto em questões de caráter mais geral.” A oficialização desta parceria se deu em 16/11/2013, com o retorno do Cineclube Afro Sembene, desta feita no Sindicato dos Jornalistas, após um longo e forçado jejum por falta de espaço apropriado.

 


Serviço

Cineclube Afro Sembene e Cojira convidam

Domitilla, de Zeb Ejiro, Nigéria, 1996.

Sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Palestra sobre Nollywood, seguida de atividade interativa em grupo, com Kamahra Ewing, pesquisadora e doutoranda (Michigan State University – EUA).

Data: 15 de março de 2014 – sábado;

Horário: pontualmente às 19 horas – Entrada franca;

Local: Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo;

Endereço: Rua Rego Freitas nº 530, próximo a Igreja da Consolação e metrô República.

Informações:

www.cineclubeafrosembene.blogspot.com.br

www.cojira.wordpress.com/

www.sjsp.org.br

 

Realização: Fórum África

Parceria: Cojira-SP e Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Apoio: PUC-Consolação, Casa das Áfricas, Cabeças Falantes

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo