Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Campanha eleitoral começa e SJSP dá continuidade às ações em defesa de jornalistas

Campanha eleitoral começa e SJSP dá continuidade às ações em defesa de jornalistas

Com 70% dos ataques contra profissionais de imprensa relacionados direta ou indiretamente com questões políticas partidárias ou ideológicas, em 2021, de acordo com dados da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o início da campanha eleitoral nesta terça-feira (16) é motivo de preocupação para a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP). Diante deste cenário, a entidade dá continuidade às ações para garantir a segurança dos jornalistas e o exercício profissional livre de violências durante as eleições de 2022.

As iniciativas do SJSP buscam envolver diversos atores envolvidos na cobertura do processo eleitoral: candidatos, forças de segurança pública e empresas jornalísticas.

Em abril, o Sindicato dos Jornalistas deu início às ações com o lançamento do Pacto pelo Fim da Violência contra Jornalistas e em Defesa da Liberdade de Imprensa. O documento, que já recebeu a adesão de mais de 50 pessoas, envolve os atores principais do processo eleitoral: os candidatos e candidatas, que assumiram o compromisso público de se opor a qualquer forma de agressão aos profissionais de imprensa durante o período eleitoral. Com a adesão, o SJSP espera que os candidatos se tornem aliados dos profissionais, não promovendo ataques e atuando para garantir a segurança dos jornalistas que cobrirão a campanha eleitoral.

Outra maneira de garantir a segurança dos profissionais é dialogando com as autoridades de segurança pública. Para tanto, o SJSP encaminhará, este mês, um ofício à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo reivindicando a segurança dos profissionais durante a cobertura dos atos, comícios e atividades com os candidatos que ocorrerão em todo o estado de São Paulo.

Por último, para garantir a adoção de medidas para proteger os profissionais por parte das empresas, o Sindicato redigirá um documento com orientações para este período. No entanto, para esta iniciativa, o SJSP conta com a colaboração da categoria. Jornalistas de todo o estado de São Paulo poderão enviar sugestões de medidas de segurança essenciais que podem ser adotadas pelas empresas. As sugestões deverão ser remetidas ao Sindicato até às 10h de 22 de agosto para o e-mail jornalista@sjsp.org.br ou para o WhatsApp (11) 96906-2375.

Ainda no dia 22 de agosto, às 20h, o Sindicato se reunirá virtualmente com a categoria para debater e encaminhar as sugestões enviadas. O resultado deste encontro resultará no documento final a ser ratificado pela categoria em assembleia com data a ser definida para, posteriormente, ser encaminhado às empresas.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo