Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

BNDES lança chamado para estudos de desestatização da EBC. A empresa não pode ser privatizada!

BNDES lança chamado para estudos de desestatização da EBC. A empresa não pode ser privatizada!

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, abriu na última semana um chamado para a elaboração de estudos para o processo de desestatização da EBC. O mesmo processo já foi feito para a privatização dos Correios, já aprovada pela Câmara em agosto, e para a privatização da Dataprev e do Serpro.

O processo foi aberto pelo BNDES no dia 3/11, com o objetivo de “mapear as empresas que possuem as competências necessárias para elaboração dos estudos especializados necessários à estruturação e implementação do processo desestatização da Empresa Brasil de Comunicação S.A. – EBC ('EBC') para instruir futuras contratações”.

Segundo o projeto básico, são considerados os seguintes cenários: a) Manutenção do status atual da empresa; b) Redimensionamento da empresa por meio da readequação de suas funções e/ou venda de ativos; c) Desestatização da empresa; e d) Liquidação da empresa. Apesar disso, sabemos que o governo não considera a manutenção do status atual da empresa, e em diversas apresentações o Ministério da Economia prevê a Desestatização da EBC em 2022.

As entidades sindicais já estão avaliando o edital publicado para possível impugnação judicial. Em outubro, os sindicatos dos jornalistas e dos radialistas do DF, RJ e SP, a FENAJ, a ABI e o FNDC entraram com ação na justiça pela retirada da EBC do Programa Nacional de Desestatização. Confira: https://bit.ly/3kpIkhr

 

Resistência

A Comissão de Empregados/as da EBC e as entidades sindicais vêm organizando a resistência ao processo de privatização que o governo tenta impor. Por meio da Campanha “Fica EBC”, ressaltamos a importância da empresa para uma sociedade plural e democrática, com uma grande campanha nas redes sociais pelo GT de Comunicação.

O GT Político está atuando no diálogo com parlamentares, órgãos de governo e outras entidades de Estado e da sociedade civil; a Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública complementa esses esforços para chamar atenção do público contra a privatização da empresa.

As entidades sindicais também atuam em conjunto com o movimento sindical na defesa de todas as empresas públicas ameaçadas de privatização pelo governo federal.

As entidades sindicais e a Comissão de Empregados/as alertam que é preciso que todos os trabalhadores e trabalhadoras da EBC se somem às mobilizações para lutar contra o processo de privatização da empresa!

Veja o chamado do BNDES: https://bit.ly/3bYJhZu

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo