Na última quarta-feira (25), dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) voltaram a se reunir com representantes do Jornal Imprensa Livre, de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo e com membros da comissão de trabalhadores para avaliar se a empresa está solucionando os diversos problemas que levaram os trabalhadores a realizar uma greve em abril.
Segundo Edvaldo de Almeida (Ed), secretário do Interior e Litoral do SJSP, a condição de trabalho dos jornalistas já apresenta avanços em relação ao que enfrentaram em abril. “A empresa está pagando os salários em dia, está aos poucos regularizando a situação do INSS e FGTS, que estavam atrasados e contratou dois novos profissionais para reduzir a sobrecarga de trabalho na redação. Também há um novo diretor de redação, desta vez, um jornalista”.
No entanto, a empresa alega dificuldades financeiras e mantém algumas pendências como o não pagamento da PLR, problemas com férias vencidas, homologação de jornalistas demitidos, entre outros. Nova reunião está prevista para o dia 10 de julho.
Além de Edvaldo de Almeida, participaram da reunião por parte do Sindicato Vanessa Gomes de Paula, diretora de base do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira e Raphael Maia, coordenador do Departamento Jurídico da entidade.