A 17ª Plenária Estadual da CUT-SP “João Batista Gomes (Joãozinho)” será realizada nos dias 18 e 19 de julho e reunirá delegadas e delegados de sindicatos filiados à maior central sindical do Brasil. Em formato híbrido, a plenária discutirá temas importantes para a organização da classe trabalhadora e para o permanente aprimoramento da atuação sindical das entidades cutistas de todo o país.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), filiado à Central Única dos Trabalhadores desde os anos 1980, realizará uma assembleia aberta à participação de sindicalizadas e sindicalizados para debater os temas da plenária e eleger representantes que participarão do encontro. A assembleia será virtual e ocorrerá na próxima segunda-feira, 30 de junho, às 18h.
A direção da CUT disponibilizou o texto-base da discussão, que pode ser acessado aqui. É possível enviar propostas de emendas, que serão debatidas na assembleia e encaminhadas à plenária. Para contribuir por escrito, basta enviar um e-mail para jornalista@sjsp.org.br até às 17h do dia 30 de junho.
Entre os principais pontos em pauta para a nossa categoria está a necessidade de que todas as centrais sindicais, em especial a CUT, atuem de forma incisiva para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento de repercussão geral sobre a “pejotização”.
No final de abril, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enviou uma carta à CUT expressando grande preocupação com a suspensão dos processos que tratam do reconhecimento de vínculo trabalhista. As entidades jornalísticas alertaram: se prevalecer a tese de que a existência de contrato entre pessoas jurídicas impede a Justiça do Trabalho de analisar a realidade da prestação de serviços, o vínculo formal poderá desaparecer para milhões de trabalhadores.
A 17ª Plenária Estadual da CUT-SP leva o nome de João Batista Gomes, em homenagem ao companheiro Joãozinho — servidor público, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep) e integrante da Direção Nacional da CUT. Um dos mais queridos dirigentes da Central, Joãozinho faleceu no último dia 4 de abril.
O regulamento geral da Plenária pode ser acessado aqui.