Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Assembleia de jornalistas discutirá participação da categoria na 17ª Plenária Nacional da CUT

Sindicalizadas e sindicalizados podem participar da assembleia, que será realizada na próxima segunda-feira, 30 de junho, às 18h
Redação - SJSP

A 17ª Plenária Estadual da CUT-SP “João Batista Gomes (Joãozinho)” será realizada nos dias 18 e 19 de julho e reunirá delegadas e delegados de sindicatos filiados à maior central sindical do Brasil. Em formato híbrido, a plenária discutirá temas importantes para a organização da classe trabalhadora e para o permanente aprimoramento da atuação sindical das entidades cutistas de todo o país.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), filiado à Central Única dos Trabalhadores desde os anos 1980, realizará uma assembleia aberta à participação de sindicalizadas e sindicalizados para debater os temas da plenária e eleger representantes que participarão do encontro. A assembleia será virtual e ocorrerá na próxima segunda-feira, 30 de junho, às 18h.

A direção da CUT disponibilizou o texto-base da discussão, que pode ser acessado aqui. É possível enviar propostas de emendas, que serão debatidas na assembleia e encaminhadas à plenária. Para contribuir por escrito, basta enviar um e-mail para jornalista@sjsp.org.br até às 17h do dia 30 de junho.

Entre os principais pontos em pauta para a nossa categoria está a necessidade de que todas as centrais sindicais, em especial a CUT, atuem de forma incisiva para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento de repercussão geral sobre a “pejotização”.

No final de abril, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) enviou uma carta à CUT expressando grande preocupação com a suspensão dos processos que tratam do reconhecimento de vínculo trabalhista. As entidades jornalísticas alertaram: se prevalecer a tese de que a existência de contrato entre pessoas jurídicas impede a Justiça do Trabalho de analisar a realidade da prestação de serviços, o vínculo formal poderá desaparecer para milhões de trabalhadores.

A 17ª Plenária Estadual da CUT-SP leva o nome de João Batista Gomes, em homenagem ao companheiro Joãozinho — servidor público, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep) e integrante da Direção Nacional da CUT. Um dos mais queridos dirigentes da Central, Joãozinho faleceu no último dia 4 de abril.

O regulamento geral da Plenária pode ser acessado aqui.

veja também

relacionadas

mais lidas

Ir para o conteúdo