Jornalistas que trabalham nas empresas de jornais e revistas do Interior, Litoral e Grande São Paulo tem data base em 1o de junho. Em maio, no auge da pandemia a direção do Sindicato dos Jornalistas em contato com o Sindicato Patronal conseguiu prorrogar a CCT por 120 dias e garantiu também a Data Base. No final de setembro a direção do SJSP conseguiu prorrogar a CCT por mais 60 dias, até 30 de novembro, mantendo a Data Base, vale dizer que o que for conquistado pela direção do sindicato nas negociações será retroativo a 1o de junho/2020.
Destaque-se que a pauta com as reivindicações da categoria foi encaminhada para o Sindicato Patronal no final do mês de abril.
Na segunda semana de outubro a direção do sindicato recebeu a contra- proposta patronal, que classificada pela direção do SJSP como absolutamente inaceitável. (vejam no final a íntegra da mensagem patronal). Em síntese a proposta patronal é Manutenção da CCT, Sem Nenhum Reajuste e Exclui o pagamento da PLR.
Em reunião a Direção plena da entidade classificou como ridícula e inaceitável a proposta patronal. Para José Eduardo, secretário do Interior “é impossível aceitarmos essa proposta, entendemos que o momento é difícil, mas os trabalhadores não podem e não vão pagar por uma crise que não geraram. Desde 2016 com o golpe e, em seguida, a reforma trabalhista que retirou direitos e o desgoverno Bolsonaro, que se mantém de costas para o povo, os trabalhadores acumulam perdas absurdas, não vamos aceitar mais uma”.
No próximo dia 4 de novembro, quarta-feira, às 12h e às 19h, haverá assembleia virtual com toda a categoria (veja abaixo o Edital de convocação), a assembleia será em dois horários para facilitar a participação dos jornalistas. “Queremos na assembleia debater com a categoria as propostas do sindicato patronal e vamos definir uma contra-proposta que será enviada ao sindicato patronal”, destaca José Eduardo.
Serviço
Assembleia Virtual dos Jornalistas do Interior, Litoral e Grande São Paulo
Dia 4/11
Às 12h e às 19h
Veja o edital:
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO
ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ/MF n.º 62.584.230/0001-00
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, através de seu diretor Presidente, ao final assinado, nos termos dos estatutos sociais e legislação aplicável, CONVOCA todos os jornalistas profissionais no Estado de São Paulo que prestam serviços nas empresas de Jornais e Revistas do Interior do Estado de São Paulo, que este edital virem ou dele tomarem conhecimento, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Virtual a realizar-se no dia 04 (quatro) do mês de novembro de 2020, às 12h00 (doze horas), em primeira convocação com a presença de metade mais um da categoria e às 19h00 (dezenove horas) em segunda convocação com a presença de qualquer número de jornalistas associados ou não, a ser realizada em meio virtual, para discutirem e deliberarem sobre a seguinte pauta: analisar a Proposta Patronal relativa a Pauta de Reivindicação encaminhada pelos jornalistas e formular eventual contraproposta. Para participar, o jornalista deverá enviar mensagem se identificando como jornalista profissional para o e-mail cadastro@sjsp.org.br, e informar o número de celular ou o e-mail pelo qual pretende entrar no evento. O link será enviado no dia da assembleia
São Paulo, em 27 de outubro de 2020.
PAULO LEITE MORAES ZOCCHI
Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no
Estado de São Paulo