Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

As Duas Guerras de Vlado Herzog ganha o Prêmio Jabuti

As Duas Guerras de Vlado Herzog ganha o Prêmio Jabuti


audlio01

 

O livro-reportagem “As Duas Guerras de Vlado Herzog”, de Audálio Dantas, lançado pela Civilização Brasileira e o volume de crônicas “Diálogos Impossíveis”, de Luis Fernando Verissimo, publicado pela Editora Objetiva, foram os grandes vencedores da 55ª edição do Prêmio Jabuti. As obras foram eleitas, respectivamente, o Livro do Ano de Ficção e o Livro do Ano de Não-ficção. O anúncio dos vencedores aconteceu no último dia 13, durante cerimônia de entrega ocorrida na sala São Paulo, na Capital.

Dantas e Veríssimo foram eleitos por um júri formado por 650 associados da Câmara Brasileira do Livro – CBL, organizadora do prêmio. O livro de Audálio Dantas foi lançado no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) em novembro do ano passado, e contou com a presença de diversas personalidades, inclusive do rabino Henry Sobel (foto).

Audálio Dantas, que é ex-presidente do Sindicato em duas gestões (1975-1979 e 1982 -1983), passou um ano e meio escrevendo a obra sobre o assassinato do jornalista Vladimir Herzog “e outros 30 anos vivendo essa história”.

“Tinha consciência que meu trabalho era importante e com boas condições de concorrer ao grande prêmio. Mas também sabia que estavam na disputa outras obras muito interessantes e de grande importância, como a biografia de Marighella, do colega Mário Magalhães, mas tinha um fundo de esperança e fiquei muito feliz com a conquista”, disse Audálio.

Durante a cerimônia também foram entregues os prêmios dos outros 27 autores ganhadores do Jabuti das outras categorias como melhor Romance, Contos e Crônicas, Infantil e Juvenil; Reportagem e Teoria Crítica e Literária.

 

Foto: André Freire – Sobel, Audálio e Guto no lançamento do livro no SJSP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo