Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

FENAJ acompanha instalação da Comissão Mista que analisará MP 905

FENAJ acompanha instalação da Comissão Mista que analisará MP 905

Secretária-geral da Fenaj, Beth Costa, conversou com o relator da Comissão Mista, deputado Christino Áureo, abrindo interlocução

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) acompanhou, na tarde da quarta-feira (11/12), a instalação da Comissão Mista do Congresso Nacional, que vai analisar a Medida Provisória (MP) 905/2019, instituindo a carteira de trabalho verde-amarela, extinguindo o registro profissional de jornalista, radialista e mais 12 profissões e ainda alterando 80 itens na legislação trabalhista.

Após uma disputa política encabeçada pela bancada do PT, que chegou a inscrever o senador Paulo Rocha (PA) para comandar a comissão, foi eleito presidente o senador Sérgio Petecão (PSD-Acre), o 1° vice-presidente o deputado federal Lucas Vergílio (SD-Goiás) e como relator o deputado Christino Áureo (PP-Rio de Janeiro).

Na próxima semana, a Comissão Mista vai escolher o relator-revisor da MP 905/2019 e montar o cronograma de atividades. O prazo da tramitação da MP é de 120 dias e não conta no recesso legislativo, que é de dois meses. Em tese, a medida provisória terá prazo de 180 dias com validade até maio de 2020.

Diálogo com o relator

Ainda na noite de ontem, a secretária-geral da Federação, Beth Costa, conversou com o relator da Comissão Mista, deputado Christino Áureo, abrindo assim interlocução entre as entidades que representam os trabalhadores jornalistas e radialistas com o parlamentar.

“Devemos agendar uma reunião no Rio de Janeiro, com a presença da Fitert (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão), para expormos o impacto da desregulamentação das profissões das carreiras no campo da Comunicação”, comentou a dirigente sindical.

Mobilização e audiência pública

O dia de ontem foi de mobilização no Congresso Nacional. Diretores da FENAJ, do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, e representantes da Fitert e da CUT participaram da audiência pública sobre a “Extinção do registro profissional de jornalista e publicitário”, realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara dos Deputados.

A atividade contou também com a participação de representantes das entidades de ensino de Jornalismo. O presidente da Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ), Marcelo Engel Bronosky, participou da mesa. E a professora Dione Moura, diretora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), participou da audiência pública representando a SBPJOR.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo