Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Prefeitura de SP comete gafe que restringe trabalho dos profissionais de imagem

Prefeitura de SP comete gafe que restringe trabalho dos profissionais de imagem


gcm

 

 

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Segurança Urbana (GCM), emitiu comunicado procurando restringir o direito dos profissionais de comunicação de efetuar gravações com a utilização de tripé em “Solo Público” sem prévia autorização da Subprefeitura da Sé.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo recebeu a denúncia da restrição através de vários sindicalizados e questionou a determinação, já que ela restringe o trabalho de repórteres cinematográficos, fotográficos e profissionais de imagem. Por que a prefeitura de Gilberto Kassab (PSD)  quer que seja exigida uma autorização de filmagem com tripé, já que ela é realizada nas ruas, em solo público?
Questionado pela direção do Sindicato, a assessoria de imprensa da GCM deu a seguinte resposta:
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, responsável pela Guarda Civil Metropolitana, esclarece que o comunicado 103/12 emitido pela Assessoria de Comunicação, divulgado em 4 de maio deste ano, foi cancelado por determinação do Secretário, por conter erro de redação e levar a interpretação equivocada.  O Comunicado foi elaborado no período em que foi realizada a Virada Cultural e tinha como base as regras vigentes estabelecidas pela Portaria 395/03 para produção e filmagem de comerciais, novelas e filmes que exigem equipamentos maiores – como gruas, tripés, geradores, grandes extensões de cabos elétricos -, muitas vezes com a necessidade de isolar o espaço público. Em hipótese alguma o Comunicado teve a intenção de restringir ou dificultar o trabalho da imprensa. A SMSU respeita e defende a liberdade de expressão como direito inalienável de toda a sociedade brasileira”.

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo