O Sindicato dos Jornalistas (SJSP) tem incentivado as e os jornalistas a participarem das composições de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio) e a fortalecerem a atuação nessas comissões. Com esses objetivos e para ampliar a discussão do tema, o Sindicato convida as e os jornalistas que integram CIPA para uma conversa virtual na quarta-feira (19), às 10h.
Apesar de serem compostas também por representantes de patrões, as CIPAs – regidas pela NR-5 (Norma Regulamentadora 5) – são espaços de organização e luta para ações efetivas por um ambiente mais seguro e saudável dentro das empresas. Em 2022, com a atualização da Lei 14.457/22, a CIPA passou a ter, entre suas atribuições, o combate aos diversos tipos de assédio no ambiente laboral.
Durante as campanhas salariais, o SJSP tem reivindicado cláusula que estabeleça calendário de eleições de CIPA nas unidades de trabalho de jornalistas e que obrigue as empresas a comunicarem o Sindicato sobre o processo e o resultado eleitoral.
A conversa virtual com jornalistas que integram CIPAs será pela plataforma Meet Google. Para entrar na sala, basta solicitar o link pelo e-mail secretariadasregionais@sjsp.org.br informando o número de celular ou o e-mail pelo qual irá participar.


