A “Global Sumud Flotilha”, composta por dezenas de embarcações tripuladas por ativistas de quarenta países diferentes, e que transporta ajuda humanitária destinada aos habitantes de Gaza, navegava ao largo da costa da Itália quando da redação deste texto. Enquanto a maior parte da flotilha ainda se encontrava ancorada em águas da Tunísia, dias atrás, drones israelenses atacaram dois de seus barcos. À medida que a flotilha se aproxima de Gaza, crescem os temores de novos ataques das forças armadas de Israel.
Nesta quarta-feira, 17/9, o coordenador da delegação brasileira, João Aguiar, que se encontra no Mar Mediterrâneo, a bordo de uma das embarcações da flotilha, informou, por meio de postagem no Instagram, que circulam preocupantes notícias de que Israel estaria mobilizando mercenários para atacar as embarcações da “Global Sumud”.
Na véspera, por meio de seus ministérios de Relações Exteriores, o Brasil e outros 15 países — África do Sul, Bangladesh, Catar, Colômbia, Eslovênia, Espanha, Indonésia, Irlanda, Líbia, Malásia, Maldivas, México, Omã, Paquistão e Turquia — expressaram sua “preocupação com a segurança da Flotilha Global Sumud, iniciativa da sociedade civil que conta com a participação de cidadãos de seus países”.
Diz ainda a nota conjunta: “Dessa forma, instamos todos a que se abstenham de atos ilegais ou violentos contra a Flotilha, em respeito ao direito internacional e ao direito internacional humanitário. Recordamos que qualquer violação ao direito internacional e aos direitos humanos dos participantes da Flotilha, incluindo ataques contra as embarcações em águas internacionais ou detenção ilegal, motivará responsabilização”.
Nesta quinta-feira, 18/9, às 10 horas, o Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) sediará uma entrevista coletiva com João Aguiar, que responderá a perguntas de jornalistas interessadas(os) por meio da Internet. O SJSP fica na Rua Rego Freitas 530, sobreloja, Vila Buarque, na capital paulista.
A realização da coletiva de mídia foi possível graças à ação de diversos coletivos — Grupo de Trabalho Palestina do SJSP, Núcleo Palestina do PT-SP, Coletivo Shireen Abu Akleh de Jornalistas Contra o Genocídio — e de entidades como a CUT-SP, o Sindicato dos Médicos (Simesp) e a Federação Árabe-Palestina do Brasil (Fepal).
A “Global Sumud Flotilha” conta com expressiva delegação brasileira. Além de Aguiar, que integra o Núcleo Palestina do PT-SP, a missão é composta pelos(as) ativistas brasileiros Thiago Ávila, Bruno Gilga Rocha (Esquerda Diário), Lucas Farias Gusmão, Mohamad El Kadri, Magno Carvalho Costa, Ariadne Telles, Lisiane Proença, Carina Faggiani, Victor Nascimento Peixoto, Giovanna Vial (jornalista), Gabrielle Tolotti, Mariana Conti, vereadora em Campinas (PSOL) e Luizianne Lins, deputada federal (PT) e ex-prefeita de Fortaleza (CE).
“Global Sumud Flotilha” aproxima-se de Gaza, e coordenador brasileiro a bordo concederá coletiva à mídia pela Internet, nesta quinta 18 às 10h, no Auditório Vladimir Herzog do SJSP


