Após a paralisação de duas horas que mobilizou 350 jornalistas das empresas de jornais e reistas da capital na última quarta-feira, 10 de setembro, é hora de avaliar essa histórica mobilização e discutir os próximos passos da Campanha Salarial.
Para isso, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) convoca assembleia virtual para esta terça-feira, 16 de setembro, às 10h30.
No início de setembro, três meses após a data-base, aplicaram unilateralmente a proposta rejeitada em assembleia, impondo 5,2% de reajuste até R$ 13 mil e R$ 700 fixos para os demais. O SJSP qualificou a manobra como um verdadeiro golpe contra a negociação coletiva.
Diante disso, a categoria respondeu com uma massiva assembleia, reunindo 200 colegas e aprovando a paralisação. Agora, esperamos que os patrões, diante do evidente descontentamento, realizem uma negociação efetiva, debatendo as reivindicações já conhecidas e apresentadas repetidas vezes por todas e todos os jornalistas.
As empresas marcaram reunião nesta semana e uma nova mesa de negociação deverá ocorrer nos próximos dias.
É hora de decidir os próximos passos da Campanha Salarial. Vamos debater juntos os rumos da luta por salários, direitos e dignidade. O link da reunião será compartilhado nos grupos do Sindicato e de jornalistas.


