Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Condenado por atacar jornalistas em 2022, Bolsonaro agora é punido por seus crimes contra o povo brasileiro

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) recebem com senso de justiça a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que nesta quinta-feira formou maioria pela condenação de Jair Bolsonaro pelo cometimento de cinco gravíssimos crimes contra a democracia brasileira.

A punição judicial de Bolsonaro é um passo importante para pavimentar um verdadeiro caminho democrático no país, sem anistia ou perdão a quem atacou sistematicamente o povo brasileiro e nossa soberania. Neste sentido, a responsabilização de altos chefes militares golpistas envolvidos no mesmo projeto autoritário – os generais Walter Braga, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira e o almirante Almir Garnier – também é indispensável.

Cabe lembrar que não é a primeira vez que Bolsonaro é condenado por seus atos. Ainda no exercício da Presidência da República, em 2022, ele foi declarado culpado por assédio moral coletivo contra jornalistas, em ação judicial movida pelo SJSP, e que se tornou a primeira condenação de Bolsonaro enquanto presidente, e já transitada em julgado.

Continuaremos lutando e exigindo justiça contra golpistas do passado e do presente. Cobramos a responsabilização penal dos assassinos de Vladimir Herzog e de todas as pessoas executadas pela ditadura militar. E seguiremos firmes na defesa da nossa profissão e da democracia diante do autoritarismo e do obscurantismo.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)
Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo