O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo recebeu, na sexta-feira, 11 de abril, Murad Al Sudani, secretário-geral da União Geral dos Escritores Palestino. Ele esteve no Brasil na semana passada a convite da União Brasileira dos Escritores (UBE) para assinar um acordo de cooperação cultural entre as duas entidades com o objetivo de estreitar os laços literários e promover o intercâmbio entre autores dos dois países.
No auditório Vladimir Herzog, do SJSP, Murad Al Sudani concedeu uma entrevista coletiva organizada pela Federação Árabe Palestina (Fepal). Durante o encontro, foi destacada a difícil situação dos escritores palestinos: 47 deles foram mortos desde o início do genocídio em Gaza.
Pela Fepal esteve presente Ualid Rabah, presidente da entidade; o SJSP foi representado pelo secretário-geral José Eduardo. O Sindicato dos Escritores de São Paulo se fez representar por Nathaniel Braia, jornalista e escritor de origem judaica. Braia viveu em Israel durante a juventude, mas se recusou a servir no exército, em protesto contra a ocupação e a repressão ao povo palestino.