O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam sua irrestrita solidariedade às e aos jornalistas do ICL (Instituto Conhecimento Liberta), intimidados de maneira absurda pela empresa Fatal Model nesta quinta-feira, 26 de setembro.
De acordo com relatos da equipe, pelo menos seis jornalistas estavam na redação se preparando para colocar o jornal “ICL Notícias” no ar, quando um caminhão envelopado com o logotipo da Fatal Model estacionou em frente ao ICL. Homens passaram a fotografar e filmar o prédio onde a redação está localizada. Ainda na quinta-feira, as e os apresentadores do ICL foram notificados extrajudicialmentes pela empresa.
Essa tentativa de constrangimento e ameaça é uma resposta agressiva e inaceitável ao trabalho jornalístico realizado pelo ICL, que denunciou a publicidade da empresa em partidas de futebol e nas camisas de clubes em transmissões televisivas de classificação livre, isso porque a Fatal Model é uma plataforma que oferece acompanhantes.
Após a publicação desse conteúdo do ICL, o Ministério da Justiça notificou o estádio Engenhão, no Rio de Janeiro, para que dê explicações sobre a publicidade da Fatal Model exibida durante a partida entre Botafogo e Corinthians.
Ao realizar esse tipo de ação para intimidar profissionais que estavam apenas exercendo o seu trabalho, a Fatal Model ataca nossa categoria e o exercício da profissão, por meio de uma explícita tentativa de censura. O SJSP e a Fenaj estão à disposição da equipe de jornalistas do ICL para não apenas buscar garantir suas condições de trabalho como oferecer todo apoio contra ações lamentáveis, inadmissíveis como a ocorrida na data de ontem. As entidades também reforçam que as e os profissionais devem contar com garantias de proteção por parte do ICL, para que exerçam seu trabalho de maneira segura e livre de ameaças e qualquer tipo de intimidação.
São Paulo, 27 de setembro de 2024
SJSP/Fenaj