Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Patrões de Rádio e TV mantêm intransigência. Jornalistas insistem em negociação

Patrões de Rádio e TV mantêm intransigência. Jornalistas insistem em negociação

Em negociação da campanha salarial realizada nesta terça (25/5), o sindicato patronal rejeitou a contraproposta apresentada pela categoria há dois meses e formulou outra proposta, bastante semelhante àquela que foi rejeitada pela assembleia dos jornalistas.

A proposta das empresas foi a seguinte:

➡️ reajuste salarial parcelado, com 2,25% a partir da folha salarial de julho/21, e 2% a partir da folha de setembro/21, perfazendo um reajuste, ao final do período de 4,3%;

➡️ abono salarial 14% de um salário (como uma compensação de 2% para cada mês desde a data base, pela ausência de retroativo);

➡️ fim da PPR.

Autorizada pela nossa última assembleia, a comissão de negociação do Sindicato dos Jornalistas SP solicitou um recesso para apresentar uma contraproposta de pronto, mantendo o objetivo principal de não acumular qualquer perda inflacionária ao final do período e manter a PPR na Convenção (mesmo que, excepcionalmente, possamos avaliar um valor abaixo dos anos anteriores).

Buscando mostrar disposição de negociação e para aproximar as duas propostas, a comissão de negociação formulou nova proposta:

➡️ quanto ao reajuste salarial, admitir a mecânica pela qual o valor retroativo seria pago na forma de abono, mas correspondente a 3% por mês, somando 21% de um salário;

➡️ pagamento do reajuste pelo índice do INPC, de 5,2%, na folha salarial de junho;

➡️ manutenção da cláusula de PPR, admitindo, para o ano corrente, que seja paga a 50%.

O Sindicato dos Jornalistas insistiu na disposição em negociar da categoria, não admitindo, porém, que justamente no momento em que os trabalhadores sofrem momentos de crise com a pandemia, as empresas decidam reduzir sua renda. A contraproposta dos jornalistas será enviada formalmente ao sindicato patronal, para que seja avaliada pelas empresas.

Nos próximos dias, o Sindicato dos Jornalistas vai divulgar como a nossa categoria poderá seguir debatendo e mobilizando. Siga nossas redes!

Relembre o andamento da campanha salarial até aqui.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo