Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

“África em Pauta” fecha série de homenagens ao dia do continente

"África em Pauta" fecha série de homenagens ao dia do continente


 

dsc_4581

 

Em continuidade às homenagens ao Dia da África, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SP) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realizou na noite da última sexta-feira, 23, no auditório Vladimir Herzog, a atividade África em Pauta, com a presença do professor Acácio Almeida, presidente do Conselho Deliberativo da Casa das Áfricas e do jornalista e ex-ministro Chefe da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins. Na ocasião foi debatido o tema “A realidade do continente africano na atualidade”.

Na abertura da atividade, os presentes puderem assistir dez minutos do documentário “Presidentes Africanos”, de autoria de Franklin Martins. Em seguida, o jornalista abriu sua fala explicando porque decidiu fazer esse curta-metragem. Para ele, o Brasil anda muito mal informado sobre o vizinho africano.

Quando saiu do Governo, o ex-ministro disse ter ficado muito impressionado com o déficit de informação que o Brasil tem sobre a África. “Somos o país com a maior população afrodescendente do mundo, mas as informações que apresentamos aqui sobre o país são estereotipadas, elas vem dos Estados Unidos ou dos países que são antigos colonizadores”, afirmou Martins. Por isso, resolveu mostrar que a África vive um processo crescente de paz e democracia, muito diferente do que a mídia transmite.

O professor Acássio levou sua fala na mesma direção. Disse que hoje, esse processo crescente de paz e democracia vivido no continente africano, citado por Martins, traz muitas conquistas à sua população. “Vivemos um momento que alegra todos nós, muitos países africanos estão cumprindo as metas do milênio e sabemos o quão isso é importante”, informou Almeida.

Além disso, o professor comentou sobre a importância do vídeo passado aos participantes da atividade. “O Brasil tem uma história longa com a África e não é só cultural, é importante e imprescindível esse tipo de conhecimento”, diz Almeida que termina sua fala propondo ao governo a formação de um grupo de trabalho que discuta e dissemine informações verdadeiras sobre o continente.

Foto – André Freire

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo