Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Fenaj divulga nota sobre assassinato do jornalista Décio Sá

Fenaj divulga nota sobre assassinato do jornalista Décio Sá


A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de São Luís-MA e dos Radialistas do Maranhão lamentam profundamente o assassinato do Jornalista DÉCIO SÁ, solidarizam-se com seus familiares na dor da perda e clamam das autoridades locais a rápida apuração dos fatos com a consequente punição dos culpados. 

DÉCIO SÁ foi assassinado covardemente na noite de ontem, com seis tiros de uma pistola de uso exclusivo dos militares – conforme atestado por um perito criminal – por dois ocupantes de uma motocicleta, no Bar Estrela do Mar, localizado na Avenida Litorânea, em São Luís. 

O jornalista trabalhava na Editoria de Política do Jornal O Estado do Maranhão e também editava o Blog do Décio. Profissional conhecido em todo o Estado por sua atuação destemida, seu covarde assassinato deixa entristecida toda a categoria dos jornalistas maranhenses e indignados todos os jornalistas brasileiros. 

Jamais imaginaríamos que, vencido o período de regime de exceção e, ao alcançarmos a democracia, nos encontramos cercados por uma legislação penal tão estimulante para a prática de atos criminosos, onde a vida dos cidadãos nada vale diante da vingança banal dos bandidos, pistoleiros e mandantes.

É nosso dever exaltarmos a memória desse companheiro que tombou no exercício da profissão. Que o seu sacrifício nos fortaleça na união de forças, frente aos temores que não podem intimidar o livre exercício do jornalismo, que tanto contribui para o fortalecimento da nossa democracia.

Também é nosso dever repudiarmos as frequentes tentativas de cerceamento à liberdade de expressão no Brasil e, principalmente, a violência cometida contra jornalistas. É nosso dever, ainda, exigir rigor das autoridades maranhenses na apuração dos fatos e na punição dos responsáveis pela morte de DÉCIO SÁ e, do Congresso Nacional, a aprovação do projeto de lei que estabelece a federalização dos crimes contra jornalistas.

São Luís (MA), 24 de abril de 2012.

Federação Nacional dos Jornalistas

Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís-MA

Sindicato dos Radialistas do Maranhão

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo