Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato ratifica nota de apoio ao jornalista Glenn Greenwald

Sindicato ratifica nota de apoio ao jornalista Glenn Greenwald

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) ratifica e endossa a nota de apoio ao jornalista Glenn Greenwald emitida pelo Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em defesa do interesse público das informações divulgadas e em favor da integridade física do profissional ao exercer seu ofício.

Segue abaixo reprodução da nota divulgada:

Nota de apoio ao jornalista Glenn Greenwald

O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ)  e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifestam seu total apoio ao jornalista Glenn Greenwald. O editor do The Intercept Brasil vem sofrendo ataques virtuais e graves ameaças à sua integridade pessoal e de sua família, em decorrência das primeiras reportagens (de uma série de matérias) que o site publicou sobre a atuação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e do procurador Deltan Dallagnol, na Operação Lava Jato.

The Intercept Brasil e a equipe coordenada por Glenn Grenwald nada mais fizeram do que por em prática o que estabelece o Artigo 1º do Código de Ética dos Jornalistas:

Art. 1° – “O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse”.

A série de matérias é resultado de vasta documentação encaminhada por fonte, cujo anonimato é preservado pelo site, mais uma vez respeitando o Código de Ética que, em seu Artigo 8º diz:  “Sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e a identidade de suas fontes de informação.”

O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e a FENAJ não aceitam quaisquer ataques que impeçam a imprensa de exercer seu legítimo papel de defesa dos interesses da sociedade. E, tampouco, qualquer tipo de pressão e coação que ponha em risco a vida do profissional de imprensa.

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2019
FENAJ e Diretoria do SJPMRJ

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo