Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato repudia agressões a Carlos Mello e Marcelo Roque, em São Roque

Sindicato repudia agressões a Carlos Mello e Marcelo Roque, em São Roque

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo lamenta profundamente e repudia as agressões sofridas pelos jornalistas Carlos Mello e Marcelo Roque, durante cobertura de acidente de trânsito entre um veículo de passeio e um caminhão, que interrompeu o trânsito na rua Tibério Justo da Silva, no município de São Roque, interior de São Paulo, na manhã desta quarta-feira, 23 de dezembro.

O jornalista Carlos Mello foi agredido fisicamente pelo condutor do veículo de passeio envolvido no acidente quando estava em transmissão ao vivo para o Jornal da Economia, do qual é sócio proprietário. O condutor do veículo, que se identificou à Polícia Militar como estudante Fernando Roberto Ferreira Manna Moraes, quis impedir a filmagem e chegou a ficar em posse do celular do jornalista por alguns minutos. O jornalista Carlos Mello teve que correr para se proteger das agressões e, mesmo assim, teve a camiseta rasgada e arranhões no braço.

Minutos após essa agressão, o jornalista Marcelo Roque que também estava em transmissão ao vivo para o portal São Roque Notícias, relatando o acidente e a agressão sofrida pelo colega de profissão, foi abordado pelo sargento aposentado Ivo Vieira, que tentou impedir o trabalho jornalístico de informar à população o ocorrido na cidade.

A agressão a um trabalhador no exercício de sua função, qualquer que seja a profissão, é inadmissível, e a escalada de violência contra profissionais de imprensa é um sinal da deterioração da democracia em nossa sociedade. Esse quadro é agravado pelo fato de o governo federal propagar o ódio e estimular diariamente violência contra profissionais de imprensa, um caminho perigoso que só traz instabilidade e perdas para a população brasileira.

O SJSP está em contato com os jornalistas agredidos, prestando orientação e suporte para ações necessárias a fim de preservar a integridade física e psíquica dos profissionais de imprensa.

Direção do SJSP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo