Benedito Requena da Conceição, de 66 anos, ex-diretor da Regional Bauru do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, foi encontrado morto na noite desta quinta-feira (16) em frente à residência onde morava, na Vila Falcão, bairro próximo ao centro bauruense. O sepultamento ocorre nesta sexta-feira (17) no Cemitério São Benedito, na Vila Independência.
Requena foi encontrado próximo ao portão da casa por vizinhos, segurando uma pistola e com um ferimento causado por arma de fogo no braço esquerdo.
Em entrevista à rádio 94 FM, Antônio Requena, sobrinho do jornalista, informou que a causa da morte pode ter ocorrido por um disparo ou devido a uma parada cardíaca, mas o caso está sendo investigado pela Polícia Civil como homicídio.
Sindicalizado desde 1974, o jornalista trabalhou no Jornal Cidade de Bauru e na antiga TV Bauru (hoje TV Tem). Filho de imigrantes espanhóis, Requena cobria principalmente o noticiário internacional. Pela reportagem “Combate à mercantilização da medicicina” recebeu menção honrosa da Associação Paulista de Medicina e da Associação Médica Brasileira.
Requena também era escritor, membro da Academia Bauruense de Letras, e, entre outras obras publicou “Uma história que vem de longe”, em 2013, sobre a saga das famílias espanholas que vem para o Brasil.
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo expressa o seu pesar pela morte do companheiro e condolência pelos familiares.
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/Arquivo JC