Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cerimônia do Prêmio Herzog é marcada por combate ao governo Bolsonaro

Cerimônia do Prêmio Herzog é marcada por combate ao governo Bolsonaro

Nesta terça (25), realizou-se a cerimônia de entrega do 44° Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, com marcado teor político, fazendo jus à memória de Vlado. Veja aqui os premiados.


foto: Alice Vergueiro

Foram vários pontos altos na noite, conduzida por Juca Kfouri. Um deles foi a dedicação, em caráter excepcional,  Prêmio Especial Vladimir Herzog de Contribuição ao Jornalismo ao trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pela resistência na defesa da comunicação pública.

O prêmio foi entregue por Paulo Zocchi e Thiago Tanji, diretores do Sindicato dos Jornalistas SP e da FENAJ, a um grupo expressivo de profissionais presentes. Em nome dos trabalhadores, Kariane Costa e Gésio Passos relembraram os casos de cerceamento na emissora, mas ressaltaram a luta diária pela comunicação pública, por informar a sociedade, unidos em seus sindicatos em resistência ao autoritarismo do governo Bolsonaro. O discurso se encerrou aos gritos de “A EBC é do povo!”

Homenagem a Dom Phillips, Kátia Brasil, Elaíze Farias e Dráuzio Varella
A homenagem in memoriam a Dom Phillips pela sua contribuição ao jornalismo foi entregue à viúva do repórter, Alessandra Sampaio. Mas foram várias a falas de colegas que também prestaram sua homenagem.

Inclusive pelas jornalistas Kátia Brasil e Elaíze Farias, criadoras do portal de notícias Amazônia Real, que receberam o prêmio especial juntas. Dráuzio Varella, ao receber a mesma homenagem, declarou: “Nós não tivemos nenhum acerto [dos crimes] da Ditadura, não punimos nenhum dos crimes, e estamos aí nessa até hoje. Eu fiquei muito assustado com o crescimento da campanha do atual presidente e pensei, ‘eu com 76 anos vou ficar com esse país, enquanto minha geração teve tantos sonhos?’ Mas acho que não.”

“Passo fundamental” em 30 de outubro
Desde a abertura, a eleição que acontece dia 30 de outubro foi o tema central dos discursos. O discurso inicial da Comissão Organizadora do prêmio afirmava: “No próximo domingo, 30 de outubro, iremos às urnas para escolher o presidente do Brasil. Assim como há 4 anos, esta não é uma eleição do candidato A versus o candidato B. É a escolha entre […] os que defendem os direitos humanos versus a barbárie, o autoritarismo, a intolerância e a violência.”

Uma das premiadas na noite, Eliane Brum, encerrou a noite traduzindo o sentimento geral: “De hoje até domingo, o melhor que podemos fazer é lutar por cada voto para Lula, sem jamais perder de vista que no dia 31, seja qual for o resultado, acordaremos em pé e seguiremos lutando.” Ao que Kfouri respondeu: “eleger Lula é um passo fundamental. Mas é um passo.”

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo