Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 27/07 a 03/08

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 27/07 a 03/08


trocatroca

 

 

Leia na edição desta semana do Vai e Vem: Rodrigo Borges, Marcelo Laguna e Luiz Augusto Lima lançam site de jornalismo esportivo; Angela Klinke está de volta ao Valor Econômico; Marques de Melo é anistiado e recebe pedido de desculpas do Estado brasileiro; Vinícius Ribeiro e Sergio Bertarelli estreiam o “Na Prancheta” e Brasil Econômico mantém versão online.

 

Brasil Econômico

– O portal iG comunicou que, após o encerramento da versão impressa do Brasil Econômico, este continua a ser editado online, como parte do portal. O iG tem mais de 31 milhões de visitantes únicos por mês, conforme o relatório ComScore / Multiplaforma (desktop e mobile) para janeiro deste ano.

–  A equipe do Brasil Econômico Online será composta pela editora executiva Paula Pacheco, a editora assistente Maíra Teixeira, o repórter especial Vitor Sorano, o repórter Luís Philipe Souza e a estagiária Milena Carvalho. Além dessa equipe interna, contará também com matérias e coberturas da equipe de Economia de O Dia.

– O antigo time do impresso reuniu-se em 17/7 para um almoço de despedida no restaurante Enchendo Linguiça, no Rio. PH de Noronha, ex-editor de Brasil, fez um mosaico com as fotos desse dia.

 

Anistia

“Declaro formalmente o Sr José Marques de Melo anistiado político brasileiro, por decisão unânime desta Comissão de Anistia. Neste momento, o Estado Brasileiro formaliza o pedido de desculpas pelas perseguições, pela prisão, pelo tempo em que esteve afastado do seu emprego e por todos os reflexos causados também à sua família”.

– Com essa declaração, feita em 13/7 por Paulo Abrahão, presidente da Comissão Nacional de Anistia, representando no ato o Estado Brasileiro e o Ministério da Justiça, chegou ao fim a saga de perseguido político de um dos mais importantes cientistas e pensadores do Jornalismo brasileiro, José Marques de Melo, cofundador de ECA-USP, Intercom e Orbicom, primeiro doutor em Jornalismo do Brasil e titular, há 20 anos, da Cátedra Unesco de Comunicação na Universidade Metodista de São Paulo. Na sessão, a que não pôde comparecer por problemas de saúde, ele foi representado pelo filho Marcelo Briseno Marques de Melo e pela nora Priscila Zerbinato Marques de Melo.

– Os autos do processo de anistia serão agora encaminhados, por recomendação do relator Manuel Severino Moraes de Almeida, para a Comissão da Verdade na USP, com a finalidade de “contribuir para o desenvolvimento dos trabalhos e acesso ao direito à memória e à verdade da mesma instituição”.

Retrospecto – Marques de Melo iniciou sua trajetória intelectual como jornalista no começo dos anos 1960, engajando-se no movimento estudantil no Recife. Integrou a delegação pernambucana que participou do histórico Congresso da UNE no Hotel Quitandinha (Petrópolis).  Foi protagonista de episódios como a mobilização da imprensa para cobrir as visitas de Célia Guevara e Joffre Dmazedier ao Nordeste. Integrou a equipe do Governo Miguel Arraes, atuando nas áreas de educação e cultura. Preso e processado pelos golpistas de 1964, migrou para São Paulo, contratado como professor da Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero. Ainda na capital paulista passou no concurso da USP para integrar o corpo docente fundador da Escola de Comunicações Culturais. Em ambas as instituições, enfrentou resistências e sofreu perseguições, encabeçando a lista dos perseguidos pela ditadura.

– Antecipando-se à decisão histórica da Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom acolheu proposta no sentido de homenagear o fundador da entidade publicando a coleção Fortuna Crítica de José Marques de Melo (São Paulo, Intercom), que reúne textos exegéticos da sua obra acadêmica, escritos por mais de uma centena de colegas e discípulos, em quatro volumes: 1 – Jornalismo e Midiologia; 2 – Teoria e Pesquisa da Comunicação; 3 – Comunicação, Universidade e Sociedade; e 4 – Liderança e Vanguardismo. A organização coube a Osvando J. de Morais, Sonia Jaconi, Eduardo Amaral Gurgel, Iury Parente Aragão e Clarissa Josgrilberg Pereira.

– A coleção está sendo doada a bibliotecas e centros de pesquisa em comunicação de todo o País, simbolizando o espírito de luta do Guerreiro Midiático (como foi caracterizado o professor Marques de Melo por seu biógrafo Sergio Mattos).

Homenagens No próximo dia 20/8, Marques de Melo receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Alagoas. Ainda não foi agendada a solenidade em que a Universidade Federal do Piauí outorgará a ele semelhante comenda. Em 5/9, às 19 horas, durante o 38º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, no Rio de Janeiro, ele receberá das mãos de Francisco Sierra, diretor do Ciespal, a Medalha de Ouro, que representa o reconhecimento da comunidade acadêmica aos mais importantes pensadores da comunicação na América Latina. Ao seu lado estarão também o boliviano Luis Ramiro Beltrán e o colombiano Jesus Martin Barbero.

 

Curtas

A coluna Blue Chip, criada por Angela Klinke (angelaklinke68@gmail.com) e publicada por dez anos no Valor Econômico, está de volta sob a liderança dela própria, mas agora no site do jornal e no formato de blog. O ValorBlueChip tem atualização de 2ª a 6ª.feira, com cinco posts diários sobre tendências de consumo, estilo de vida e mercado de luxo. As versões de facebooktwitterinstagram já estão operacionais. Paralelamente, Angela continua como titular da coluna de tendências de consumo a cada quinze dias, sempre as 4as.feiras, publicada na editoria de Eu & Estilo. O blog já conta com o patrocínio da Volvo.

– José Trajano autografou em 23/7, seu novo livro Tijucamérica (Editora Paralela), na Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915). Na obra, o comentarista dos canais ESPN mistura ficção e realidade, buscando trazer de volta a alegria para o bairro fluminense e o time de coração. Munido de um verdadeiro exército de videntes, mágicos, gurus e pais de santo, ele faz renascer a maior seleção do América de todos os tempos. Esse é o segundo livro dele – o primeiro foi Procurando Mônica, em que conta a história de uma paixão impossível 

– Se era apenas uma brincadeira, para ser compartilhada com amigos íntimos, o acróstico “chupa Folha”, utilizado pelo ex-repórter Pedro Ivo Tomé no seu texto de despedida do jornal, virou coisa séria e poderá custar-lhe inúmeras dores de cabeça. O necrológico da assistente social Therezinha Ferraz Salles, de 87 anos, com os parágrafos iniciados com as iniciais “chupa Folha”, ganhou as redes sociais, comentários de todo tipo e até a coluna inteira da ombudsman Vera Guimarães Martins, no último domingo, 19 de julho. E mais, agora deve ganhar um processo na justiça movido pela própria Folha de S.Paulo, que, em comunicado, afirmou condenar veementemente a atitude de seu ex-repórter: “Ao usar uma reportagem para nela esconder uma mensagem ofensiva, ele foi irresponsável e antiético. Além disso, desrespeitou os leitores da Folha e os familiares da pessoa falecida que era personagem do texto. O jornal estuda ações legais que tomará contra o ex-funcionário”.

– Após um certo período de trégua, a Justiça novamente entrou em ação para censurar uma reportagem. A vítima foi a Folha de S.Paulo, proibida de publicar no domingo, 19/7, reportagem sobre relatórios psicossociais feitos por profissionais da Fundação Casa, que avaliam a situação dos adolescentes internados na instituição. A decisão foi proferida pela juíza Luciana Antunes Ribeiro do Deij – Departamento de Execuções da Infância e da Juventude, sob a alegação de que o repórter Reynaldo Turollo Jr. teve acesso a informações sigilosas, cuja divulgação pode ser contrária ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Na sentença, a juíza determina que “qualquer divulgação do conteúdo dos relatórios obtidos ilegalmente, a que título for, ensejará incidência em infração administrativa”, cuja pena pode ir de multa até a apreensão da publicação.

– A ação foi proposta pela própria Fundação Casa, do Governo do Estado de São Paulo, após um pedido de informação feito pelo repórter para que a instituição comentasse como são elaborados os relatórios. O jornal publicou no dia 22/7 uma matéria assinada por Reynaldo, com chamada de capa, fotos, duas páginas no Caderno Cotidiano, mas não deu explicações aos leitores sobre o que teria mudado na decisão da justiça.

 

Jornalismo Esportivo

– Foi lançado em 16/7 um crowdfunding para financiar um novo projeto de jornalismo esportivo, o Bikpek. O site terá como foco não o hardnews, mas a compreensão do universo olímpico, como explicou a este Rodrigo Borges, ex-ESPN e atual editor do blog Esporte Final e hoje radicado em Nova York, um dos idealizadores do projeto. O nome é a mistura dos nomes de Abebe Bikila e Emil Zatopek, homenagem a dois dos maiores atletas olímpicos de todos os tempos. Ao lado de Rodrigo estão outros quatro integrantes, dois deles também jornalistas: Marcelo Laguna, comentarista da Record News nos Jogos Pan-Americanos e ex-Diário de S.Paulo, e Luiz Augusto Lima, ex-Lance e iG.

– “Nosso desejo é que o Brasil conheça mais sobre Olimpíadas e fale sempre sobre elas, não a cada quatro anos”, diz o texto do projeto no financiamento coletivo Benfeitoria. “A meta é contar histórias, falar de atletas do passado e do presente, explicar regras, ajudar a entender como as coisas funcionam no universo olímpico”.

– R$ 4.555 dos R$ 12 mil que os idealizadores do projeto esperam arrecadar via crowdfunding já haviam sido obtidos até o fechamento desta edição. O prazo se estende até 25 de setembro.


AllTV

– Lançado em março de 2013 na rádio Mega Brasil Online, o programa Na Prancheta, apresentado pela dupla Vinicius Ribeiro e Sergio Bertarelli, acaba de chegar também à televisão. Semanal na rádio, às 3 as.feiras, 17h, estreou na AllTV em 20/7 e será também semanal, indo ao ar entre 11 e 12h, às 2 as.feiras, em apresentação ao vivo.

–  Descontraído e informal, o programa aborda esportes variados, como surfe, tênis, futebol e outros esportes americanos, além do nosso tradicional futebol. Para contato o e-mail é blognaprancheta@gmail.com, além das páginas no facebook e no twitter @naprancheta.


Terra

– O portal Terra está anunciando novidades em seu conteúdo neste início de segundo semestre. Uma delas é a reformulação do canal Educação, que passou a oferecer conteúdos dirigidos a públicos distintos, como estudantes do Ensino Médio, universitários e interessados em se preparar para prestar concursos. Ele é apoiado por uma fanpage no facebook, com dicas, testes, novidades e chamadas para as matérias do site. Com a equipe ainda em formação, o canal conta atualmente com edição de Wagner Giannella e Danielle Barg, além das estagiárias Victoria Matsumoto (supervisionada por Edson Franco) e Aline Louzano (supervisionada por Lisiane Oliveira), participantes do Programa de Estágio Terra.

– Outra novidade por ali é o Terra Maternidade, apresentado por Mariana Mendicelli. Quinzenal, vai ao ar às 4as feiras, às 14 horas. “Nossa ideia foi fazer um programa que fugisse do trivial sobre o assunto e trouxesse novas abordagens com interesse público e originalidade”, disse em nota Edson Franco, gerente de Conteúdo do Terra, sobre o projeto.

– A terceira novidade é o Terra Carreiras, apresentado por Thays Almendra, que vai ao ar quinzenalmente, às 3as.feiras, 14 horas. Tem como temas mercado de trabalho, futuro profissional, orientação vocacional e mudança de carreira, sempre com a participação de um especialista ou coaching da área. 


Livros

Determinado, ambicioso, polêmico 

– Já está nas livrarias Abílio – Determinado, ambicioso, polêmico (Sextante), novo livro de Cristiane Correa, que retrata a vida do empresário Abílio Diniz, fatos marcantes (como o sequestro que sofreu em 1989) e sua saída conturbada do comando do Grupo Pão de Açúcar. A obra é resultado de um extenso trabalho de pesquisa que a ex-editora executiva da revista Exame realizou, entrevistando e colhendo depoimentos de mais de 90 pessoas, entre familiares, ex-funcionáros e executivos, além do próprio Abílio. O livro traz ainda detalhes dos cinco dias de intensas negociações entre ele e o executivo e então sócio francês Jean-Charles Naouri.

– A autora, a propósito, desligara-se da Exame em janeiro de 2012 justamente para se dedicar à literatura e a obras desse gênero. Estreou com Sonho Grande, livro que esteve por várias semanas entre os mais vendidos do País e que narra a trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos de AB Inbev, Lojas Americanas, Burger King e Heinz.

 

Mil tons – O meu Millôr

Alberto Villas (albertovillas@uol.com.br), cronista do site da revista CartaCapital, entrega no próximo mês à editora e-galaxia os originais de Mil tons – O meu Millôr. O e-book, com vinte capítulos, é, como diz o autor, “uma biografia muito particular” do humorista, jornalista, tradutor, pintor, autor e tudo mais, escrita por uma pessoa que, durante toda a vida, admirou, acompanhou e colecionou “a vida e a obra” de Millôr Fernandes. Começa no final dos anos 1950, quando Villas, ainda criança, conhece a obra de Millôr através das revistas O Cruzeiro e Senhor, passa depois por A Cigarra, Pasquim, Veja, IstoÉ e Jornal do Brasil e termina contando a história da última vez que o viu, entrando na extinta livraria Letras & Expressões, em Ipanema, para comprar a Economist. O e-book terá vinte ilustrações.


Com informações dos Jornalistas&Cia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo