Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 01/06 a 08/06

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 01/06 a 08/06


trocatroca

 

Confira na edição desta semana do Vai e Vem: Comissão da Câmara rejeita federalização de crimes contra jornalistas; Denize Bacoccina assume Agências e Conteúdos Digitais na EBC; Beth Cataldo começa blog no G1 e Editora Escala lança Auto Fácil, semanal sobre automóveis.


EBC

–  Depois de sete anos na sucursal da Dinheiro em Brasília, onde desde 2010 era chefe da Redação, Denize Bacoccina aceitou convite do diretor-geral da EBC Américo Martins e despediu-se da revista para assumir em 15/5 a recém-criada Superintendência de Agências e Conteúdos Digitais (Suadi). A nova área reúne sob o mesmo comando as agências Brasil e Radioagência, e o Portal EBC, que edita e divulga conteúdos de todos os veículos da empresa, com maior integração entre as equipes. Com ela, um dos objetivos da EBC é fortalecer a atuação da Agência Brasil como produtora e fornecedora de conteúdo para outros sites, jornais e rádio de todo o País.

– Com 26 anos de carreira e especialização em Relações Internacionas, Denize é graduada pela PUC de Campinas, cidade onde começou nos jornais Diário do Povo e Correio Popular. De mudança para São Paulo, em 1993, trabalhou em A Gazeta e Gazeta Esportiva e no ano seguinte foi para a Economia do Estadão, onde permanceu até 2000. De lá seguiu para a BBC, em Londres, até 2008. Também foi correspondente da emissora em São Paulo, Washington e Brasília. O novo contato dela é denize.bacoccina@ebc.com.br.

– A Dinheiro ainda não definiu quem ocupará a Chefia de Redação da revista em Brasília, que tem como diretor geral Eumano Silva. Denize contava com o apoio da repórter Carolina Oms, que também deixou a publicação há pouco para integrar-se à equipe do Valor Econômico.


G1

Beth Cataldo estreou em 20/5 seu blog no G1. Com mais de 40 anos de carreira – iniciada na imprensa alternativa, na década de 1970 –, Beth traz análises e informações sobre o cenário econômico e político brasileiro. “A oportunidade de discutir esses temas numa etapa particularmente crucial da vida brasileira é preciosa”, disse em nota. “Ainda mais se essa discussão está inserida na plataforma digital, que amplia as possibilidades de acesso do público à informação e permite a interação com diferentes visões da realidade”.

– Mestre em Jornalismo e Sociedade pela UnB e pós-graduada em Comunicação Internacional pela City University, de Londres, Beth foi repórter em veículos como Gazeta Mercantil, O Estado de S. Paulo, IstoÉ e O Globo. Também foi chefe de Redação da sucursal de Brasília do Jornal do Brasil, além de exercer as funções de editora regional e diretora de Informação na Agência Estado.

 

Câmara

– Em reunião realizada em 20/5, a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 191/2015, do deputado Vicentinho (PT-SP), que previa a federalização dos crimes cometidos contra jornalistas. Para o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), autor do parecer contrário à proposta, a aprovação do projeto não contribuiria para melhorar a taxa de resolução de crimes, pois “a Policia Federal não tem conseguido concluir as investigações e exercer de forma devida as funções que lhe são atribuídas…”. O PL foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, que decidirá apenas sobre a constitucionalidade da medida. E como não tramita em caráter conclusivo, não indo a plenário, é bem provável que seja arquivado.

 

Estadão

– Após três meses de afastamento, Dora Kramer retomou em 24/5 sua coluna de análise política do Estadão, que nesta nova etapa será publicada às 4as.feiras e domingos.

– Ela escreveu em sua página no facebook: “Parada justificada e, mais uma vez, agradeço ao jornal, aos leitores e espero corresponder. Estou revigorada. Vida recomeçando aos 60. Melhor que aos 30. Em suma: tive uma pausa produtiva. Às mensagens carinhosas de boas-vindas, um agradecimento geral. Também estou bem contente com a volta. Um pouco destreinada de escrever menos, um tanto afoita a dar opinião sobre tudo. Mas vou me adaptar aos novos tempos. Pensando em dar alguns pitacos por aqui…”.

– Dora havia pedido licença do jornal em março passado, deixando em aberto o prazo de retorno. Ela também reassumiu seu posto de comentarista na BandNews FM, no horário das 18h50, ao lado de Neli Pereira.

 

Auto Fácil

– Como o mercado jornalístico vive uma de suas piores crises dos últimos anos, o surgimento de uma publicação é sem dúvida um alento, tanto para esse mercado quanto para o automotivo. Depois de longo período de maturação e muita análise, a Editora Escala anunciou na última semana o lançamento da Auto Fácil, sua nova publicação sobre carros e motos. Ela integra o Núcleo Motor da editora, que já conta com as revistas Car and Driver e Cycle World.

– Semanal, terá no comando dois profissionais com experiência nesse tipo de periodicidade: os editores Fernando Miragaya, que vinha tocando a nova versão do caderno Carro etc., de O Globo; e Mário Sérgio Venditti, que recentemente deixou a direção da revista Carro e anteriormente havia dirigido outra semanal, a Carro Hoje – lançada em 2011 pela Motorpress, teve, porém, vida curta, sendo descontinuada após 63 edições. Além dos dois editores, a Auto Fácil terá na equipe os repórteres Henrique Rodriguez (ex-Extra e Novidades Automotivas) e Raphael Panaro (ex-AutoPress) – que permanecem no Rio de Janeiro ao lado de Miragaya –, e coordenação do diretor do Núcleo Motor da Escala Luiz Guerrero e do editor-executivo da C/D Lucas Litvay.

 

Curtas

Rodrigo Rodrigues está de volta à ESPN Brasil. Seu retorno foi anunciado durante a 3ª edição do Bate Bola de 22/5, programa que ele ancorou até agosto de 2014. Rodrigo comandará ainda um programa semanal que deverá ser apresentado nas próximas semanas e, paralelamente, continuará na TV Gazeta, onde comanda o musical Ouça!.

– Profissional com mais de 25 anos de estrada e passagens por National Geographic, Playboy, Viagem e Turismo, Náutica, Go Where e revista da Audi, Leonardo Millen está disponível para frilas em redações e agências de comunicação. Ele atende pelo leomillen@hotmail.com

Lívia Deodato deixou o canal Arte 1, do Grupo Band, onde era pauteira das editorias de Artes Plásticas e Música, para se dedicar a projetos pessoais, que incluem produção, edição e gestão de conteúdo. Lívia ( liviadeodato@gmail.com) começou a carreira como repórter no Caderno 2 do Estadão, passou pela redação de Época, foi editora de Cultura na Marie Claire e repórter do site da Veja São Paulo.

Cláudio Cordeiro é o novo editor-chefe do Café com Jornal, na TV Bandeirantes, em substituição a Antonio Stotz, que deixou a empresa. Cláudio teve passagens pelas tevês Cultura e Record (Fala Brasil, Jornal da Record e gerência em Belém). Segundo o colunista Flávio Ricco, do UOL, o informativo deve passar por novas mudanças para melhorar o conteúdo e a audiência. O Café com Jornal tem apresentação de Luiz Megale e Laura Ferreira.


Prêmio

– A edição de 2015 do Prêmio Jabuti será lançada em São Paulo em 01/6, às 19h, no auditório Ernesto Igel do CIEE (rua Tabapuã, 540). O evento terá palestra da professora Lúcia Santaella, que falará sobre contribuições do livro digital para o universo infantil. Nesta edição, o Jabuti reconhecerá obras em 27 categorias, escolhidas pelos votos dos jurados e de profissionais do mercado editorial, além de Livros do Ano de Ficção e Não-Ficção.


Livros

Carlos Motta, que desde 2007 mantém o blog Crônicas do Motta, sobre o dia a dia da vida brasileira, está lançando seu segundo livro. No formato digital, para download gratuito, País calmoso e hereditário reúne 132 textos sobre política, economia, cultura, artes, futebol e outros temas do cotidiano. As crônicas foram originalmente publicadas em seu blog. Motta é também autor de O riso frouxo do homem insignificante, publicado em 2009, coletânea de 50 historias selecionadas de outro blog que edita, o Contos do Motta.

– Quem também está lançando um e-book é Guilherme Alf. Dirigido a estudantes e profissionais de relações públicas, o livro Adeus, golfinho feio aborda os problemas e oportunidades de quem trabalha na área. A obra é gratuita e pode ser baixada com a senha “insperiencia”.

Eliane Ganem lança, pelo selo Galera Júnior da Editora Record, As 13 chaves. Autora de 20 livros infanto-juvenis, duas vezes vencedora do Prêmio Monteiro Lobato da ABL, Eliane é também doutora em Comunicação Social pela USP e mestre na mesma disciplina pela UFRJ.


Com informações dos Jornalistas&Cia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo