A Regional Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) lamenta informar o falecimento nesta terça-feira (23), às 8 horas, do jornalista Francisco Ribeiro do Nascimento, o “seo Chiquinho”, diretor de base da entidade por muitos anos. Ele tinha 83 anos.
Autor do livro Páginas da Resistência, A imprensa Comunista até o Golpe Militar de 1964, Chiquinho participou ativamente de movimentos sindicais, principalmente contra a ditadura. Era ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), mas abandonou a sigla em 1983, por não concordar com a orientação que o partido estava tomando.
Chiquinho entrou no jornalismo em 1954 na Tribuna do Pará e militou como jornalista, embora tenha enfrentado as agruras de fazer a resistência política aos militares. Foi preso, viveu muitos anos na clandestinidade. Ingressou no SJSP em 1982 e, desde então, realizou trabalho sólido junto à nossa categoria.
“O Sindicato é como se fosse a extensão da minha casa”, dizia o seo Chiquinho, já militando na entidade de classe dos jornalistas na Baixada Santista. Foi uma vida dedicada à nossa categoria e à democracia.
O velório acontece no Cemitério Vertical Metropolitando, na Rua Lima Machado, 563, Parque Bitaru – São Vicente. (velório 1) a partir das 17 horas e o sepultamento será amanhã às 10 horas.