Os últimos dias foram marcados por perdas para os jornalistas da Baixada Santista. Na semana passada, os colegas se despediram de Daniela Paulino e do repórter cinematográfico Klayton Christian Gonçalves. Agora, lamentamos a morte da jornalista Benalva da Silva Vitorio, de 76 anos.
Neste momento tão difícil, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) se solidariza com a família e amigos dos nossos colegas.
Benalva da Silva Vitorio
Benalva era professora de Jornalismo da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Nascida em Santos, a docente ajudou a formar um grande número de profissionais desde o final da década de 1980 e instigava os estudantes a se aprofundar nos conhecimentos acadêmicos por meio da realização de pesquisas na área da Comunicação, inclusive após a conclusão da faculdade.
Apaixonada pela escrita, dona de um sorriso cativante e de um espírito crítico aguçado, Benalva iniciou a carreira no extinto jornal Cidade de Santos, em 1971. No mesmo ano, ela ganhou uma bolsa de estudos para fazer uma especialização em Ciências Sociais e Política Ultramarina, em Portugal, onde morou por alguns anos e trabalhou no semanário Expresso. A professora também viveu em Moçambique, onde atuou como pesquisadora na Universidade Eduardo Mondlane.
Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e PhD pela Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, a professora criou, em 2014, o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cidadania da UniSantos. Ainda na mesma instituição de Ensino Superior, ela coordenou o Curso de Extensão para a Terceira Idade.
Em 2000, Benalva foi a responsável por organizar o Encontro de Ciências da Comunicação dos Países de Língua Portuguesa, em São Vicente.
Benalva deixa um filho e um neto. O velório ocorre na sala 1 da Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, na manhã desta terça-feira. A cerimônia de cremação ocorrerá às 14h.
Dani Paulino e Klaytinho
Daniela Paulino
Na sexta-feira (2), faleceram Daniela Paulino, de 48 anos, que havia sofrido recentemente um AVC e vinha lutando contra um câncer, e o repórter cinematográfico Klayton Christian Gonçalves, de 44.
Klayton Christian Gonçalves
O SJSP soma-se neste momento à dor da perda desses colegas e deseja muita força aos familiares.