O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) apoia o projeto Literatura Espalhada, que tem o objetivo de mostrar a importância da leitura, tendo como ação principal a arrecadação e distribuição gratuita de livros, espalhando a literatura entre a população que não tem acesso a ela de forma mais frequente, incentivando o hábito de ler e adquirir conhecimento.
Para participar do projeto, basta abrir mão de seus livros usados, menos livros didáticos ou paradidáticos, e fazer uma doação. Caixas receptoras do projeto Literatura Espalhada estarão disponíveis do dia 16 à 28 de outubro no Sindicato dos Jornalistas. A distribuição das doações será realizada em 29 de outubro, na região central da cidade de São Paulo.
O Projeto
O projeto Literatura Espalhada, coordenado pela Profa. Dra. Eliana Eliana Asche Cintra Ferreira, docente do curso de Sociologia e Política da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), iniciado em 2008, realizará sua 8ª edição no próximo dia 29 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional do Livro.
A cada ano, o número de livros doados aumenta gradativamente, na primeira edição, foram coletados 300 livros e a expectativa para esta edição é arrecadarmos mais de 1.000. O projeto é uma iniciativa dos alunos da disciplina de Literatura e Redação da FESPSP, que tiveram a ideia de transmitir o conteúdo que adquiriam em sala de aula para a população, disponibilizando a elas as ferramentas que originavam suas discussões e debates em aula. Segundo Eliana, além de estarem envolvidos com a captação dos livros, estes alunos limpam, carimbam e tem a satisfação de distribuí-los para a comunidade.