Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Webinário: ISP e Equidade Racial: Apostar na Leitura faz a diferença

Webinário: ISP e Equidade Racial: Apostar na Leitura faz a diferença

No dia 31 de agosto, das 15h às 17h, a Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos propõe uma necessária reflexão sobre a importância do investimento social para o fortalecimento da leitura e para a construção de uma sociedade antirracista. O webinário ISP e Equidade Racial: Apostar na Leitura faz a diferença será realizado via Zoom e terá tradução em Libras. A atividade integra as atividades do Mês da Filantropia Negra, promovido pelo GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) ao longo do mês de agosto. Participe e faça sua inscrição aqui.

Convidadas

– Esmeralda Ribeiro: Jornalista, escritora e pesquisadora da literatura negra. Integra os coletivos: “Quilombhoje” e “Flores de Baobá”. É uma das editoras da série Cadernos Negros.

– Kiusam de Oliveira: Escritora, professora, artista multimídia, arte-educadora, bailarina, coreógrafa e contadora de histórias da mitologia afro-brasileira.

– Dianne Mello: Coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social. Integra a coordenação da Rede LEQT. Fonoaudióloga e especialista em Linguagem (PUC-SP), é formadora de professores há mais de 15 anos.

Mediação

Wagner Santana: Sociólogo (USP), mestre em comunicação e educação (UAB – Barcelona). Assessor Técnico da ONG Mais Diferenças. Consultor de Educação da UNESCO no Brasil e conselheiro da LEQT.Apresentação

Rafaela Deiab: Editora Executiva de Educação da Companhia das Letras e uma das coordenadoras da Rede LEQT.

Sobre o BPM

Pelo segundo ano consecutivo, o GIFE traz ao Brasil o Mês da Filantropia Negra (Black Philanthropy Month), movimento iniciado nos EUA em 2011 cujo objetivo é iluminar a prática filantrópica de pessoas negras e a importância da equidade racial no investimento social. O encontro é realizado anualmente no mês de agosto e conta com edições em diversos países e regiões, como EUA, Canadá, África, Caribe e, desde 2021, Brasil.

Neste ano, o Mês da Filantropia Negra Brasil 2022 jogará luz à Filantropia Negra brasileira, trazendo um resgate histórico de como essa prática se constituiu e as suas particularidades.

Movimento iniciado nos EUA em 2011, fundado pela Dra. Jacqueline (“Jackie”) Copeland (The WISE Fund), com o objetivo de investir em ações concretas para a inclusão social de pessoas negras.

O evento mobiliza cerca de 17 milhões de pessoas em iniciativas ao redor do mundo, em mais de 40 países. Nas edições de 2020 e 2021, contou com mais de 1.500 participantes de 30 países ao longo de todo o mês, além do engajamento de mais de 1 milhão de pessoas via mídias sociais.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo