Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vitória: Sindicato e jornalistas da TVT conquistam 40 horas semanais

Vitória: Sindicato e jornalistas da TVT conquistam 40 horas semanais

foto11

 

Sindicato e jornalistas na TVT, em São Bernardo do Campo, conquistam redução da jornada de trabalho sem redução de salários. Uma importante vitória para a categoria

 

Desde novembro do ano passado, o Sindicato dos Jornalistas vem realizando reuniões e assembleias com os trabalhadores e trabalhadoras na TVT e com a direção da emissora para negociar um acordo coletivo. Entre as reivindicações estava reduzir a jornada de trabalho, sem redução dos salários.

Com a participação de representantes dos jornalistas, na tarde de ontem, em mais uma reunião com a direção na TVT, o Sindicato dos Jornalistas finalizou as negociações com um dos mais significativos acordos realizados. Foi conquistada a redução da jornada, sem redução dos salários.

Os jornalistas na TVT conseguiram ainda um favorável regime de descanso semanal em que os jornalistas folgarão três finais de semana e trabalharão um sábado, em regime de rodízio.

Os jornalistas na TVT que cumpriam um contrato de 7 horas, de segunda-feira a sábado, somando 42 horas semanais, a partir deste mês passam a trabalhar 7h39 de segunda a sexta, completando as 40 horas com um único sábado trabalhado no mês.

Para José Eduardo de Souza, diretor do Sindicato, essa é uma importante conquista.É o resultado da unidade e organização dos jornalistas, que participaram da construção da proposta e das negociações. Ele salienta que a redução da jornada para 40 horas “significa que os jornalistas terão mais tempo para se dedicar à família, ao lazer e à cultura.”

Para o presidente do Sindicato, José Augusto Camargo (Guto),a conquista das 40 horas na TVT é uma vitória da categoria, pois será o marco que pautará as negociações dos acordos coletivos que virão.

Nos próximos dias os departamentos jurídicos apresentarão a redação final do acordo que será assinado entre o Sindicato e a direção na TVT, mas, desde já, os trabalhadores passam a cumprir nova jornada de trabalho.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo