A Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FundUnesp) acatou solicitação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e retificou o edital do processo seletivo para contratação de jornalista/repórter para atuar na Rádio Unesp FM. Com as mudanças, o órgão passou a exigir “Ensino Superior na área de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo”, que não existia nas exigências anteriores.
A retificação ocorreu depois que o Sindicato entrou em contato com a editora chefe de jornalismo da Rádio Unesp FM, Liene Castro, para solicitar as mudanças no edital .
“O problema é que o edital trazia apenas a exigência de ensino superior, com registro no Ministério do Trabalho e experiência de seis meses na área. Isso possibilitava que jornalistas não diplomados pudessem concorrer, comprometendo a credibilidade do processo seletivo e a qualidade do jornalismo de uma rádio bancada por universidade pública”, disse Lílian Parise, secretária de Interior e Litoral do Sindicato.
No contato efetuado pelo Sindicato, Liene Castro já havia sinalizado com a retificação no edital. “Até para ser coerente com a conduta da Unesp, responsável por um curso reconhecido de Jornalismo, vamos retificar o edital e fazer constar a exigência de nível superior em Comunicação Social com habilitação em jornalismo”, afirmou ela, que deixou clara sua opção por selecionar um jornalista diplomado.
A Rádio Unesp FM pretende contratar profissional para preenchimento de uma vaga para jornalista/repórter com salário de R$ 1.749,49 para uma jornada de 30 horas semanais, além de benefícios como assistência médica, vale transporte e vale alimentação.
Esta é a íntegra da retificação do edital:
FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA UNESP – FUNDUNESP
RETIFICAÇÃO DO REGULAMENTO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES
PROCESSO SELETIVO Nº12/2011
EMPREGO: JORNALISTA/REPÓRTER
A Fundação para o Desenvolvimento da UNESP – FUNDUNESP, RETIFICA o Regulamento de Abertura de Inscrições do Processo Seletivo 12/2011, para o emprego de Jornalista/Repórter, no item 2. do Capítulo I – DO EMPREGO, conforme segue:
Onde se lê:
Requisitos
– Ensino Superior
– Registro Profissional no Ministério do Trabalho
– Experiência de 06 meses na área
Leia-se:
Requisitos
– Ensino Superior na área de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo
– Registro Profissional no Ministério do Trabalho
– Experiência de 06 meses na área
São Paulo, 27 de janeiro de 2012.