Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

TVT: Aos cinco anos, os novos passos da TV dos Trabalhadores

TVT: Aos cinco anos, os novos passos da TV dos Trabalhadores


tvt

Primeira concessão de canal aberto mantida por entidades do movimento sindical amplia parcerias e programação

 

A TVT, mantida pelos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e dos Bancários de São Paulo, completa cinco anos no ar neste 23 de agosto com a ampliação de sua grade de conteúdo próprio. Desde a primeira semana do mês, o telejornal diário Seu Jornal passou a ser exibido em novo horário, das 19h15 às 20h, com reportagens exclusivas e colunistas como o cientista político Paulo Vannuchi, o economista Guilherme Mello, professor da Unicamp, e o ativista Douglas Belchior.

A expectativa da direção é, nos próximos meses, apresentar uma edição também aos sábados. Com a expansão do Seu Jornal em 15 minutos e a estreia de produções, a TVT terá média diária de 90 minutos de produção exclusiva de segunda a sexta-feira.

A emissora que pode ser vista no canal 8.1 da TV aberta, que uma vez sintonizado leva direto ao seu endereço digital, ampliou as parcerias com outros veículos públicos, educativos e comunitários para produção e exibição de conteúdo. Fazem parte dessa rede colaborativa, além da TV Brasil, Rede Minas, TV Escola, TVE Bahia, TV PUC, Conselho Nacional do Sesi, TV Unesp/Ópera Mundi e Canal Saúde-Fiocruz, o que viabilizou diversos novos projetos para incrementar a grade com mais prestação de serviço, cultura, memória e informação do Brasil e do Mundo com viés diferenciado das redes de televisão comerciais.

Às terças-feiras, às 20h, o canal estreou uma série de especiais conduzidos em parceria com a TV PUC, que resgatam produções comunitárias e populares realizadas entre os anos 1980 e 1990. Vídeo Popular – 30 Anos Depois terá 26 episódios, sempre às terças, com meia hora de duração, trazendo um registro histórico de três décadas de incursões de movimentos e entidades da sociedade na linguagem do vídeo.

Atores, diretores, roteiristas e personagens relembram momentos marcantes das produções da Associação Brasileira de Vídeo Popular (ABVP), com apresentação do documentarista Joel Zito Araújo.

A música, a dança, a literatura e as várias formas de arte conduzidas por coletivos e comunidades das periferias da Grande São Paulo têm agora espaço para um sarau de diversidades na TV. O programa Art é Arte! dá voz aos novos atores sociais que, com energia, enfrentam as adversidades da vida. Em locais onde predominavam a ausência do Estado, o crime organizado e o narcotráfico, florescem saraus, rodas de samba, batalhas de rimas, rap, grafites, danças.

O processo de afirmação da identidade como caminho da cidadania. Será exibido cada semana de um lugar diferente, todas as quartas-feiras, às 22h. Às 20h das quartas-feiras, depois do Seu Jornal, continua o programa Bom pra Todos.

Às quintas-feiras as, experiências das aulas públicas organizadas pela TV Unesp e portal Ópera Mundi estão agora na TVT. As aulas são gravadas em campi universitários discutindo temas da atualidade no Brasil e no no mundo. O programa Melhor e Mais Justo, de debates e busca de soluções para problemas contemporâneos, será exibido agora às quintas, às 22h, depois do telejornal Repórter Brasil, da TV Brasil.

Nas sextas-feiras, às 20h, o programa Panorama seleciona reportagens especiais que foram ao ar ao longo da semana, aprofundando notícias a partir de um olhar diverso daquele com que foi tratada pela mídia tradicional. A leitura crítica da imprensa comercial será também assunto de um novo programa.

Ainda sem título, o programa comandado pelos jornalistas Marco Aurélio Cordeiro de Mello, Rodrigo Vianna e Altamiro Borges irá ao ar às segundas-feiras, às 20h, lavando aos expectadores uma análise da abordagem dos temas nacionais pelos jornais, emissoras, revistas e noticiário da internet na semana que passou.

 

Como sintonizar

Canal 8.1 HD DIGITAL, com sinal aberto e gratuito, em toda a Grande São Paulo

Canal 12 da NET, na região do ABCD (24h)

Canal 13 da NET, em Mogi das Cruzes (24h)

Canal 2 da NET, na cidade de São Paulo (19h às 20h30, segunda a sexta)

Canal 26 da NET, nas cidades de Barueri, Santana do Parnaíba, Osasco, Vargem Grande Paulista, Taboão da Serra, Carapicuíba, Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Itapevi e Jandira (19h às 20h30, segunda a sexta).

Canal 9 da NET, Brasília (19h às 20h30 de segunda a sexta-feira)

 

Pela internet: tvt.org.br e nas redes facebook.com/redetvt e twitter.com/redetvt

 

 

Escrito por: Redação – Rede Brasil Atual

 

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo